Candidaturas abertas para o projeto MUSA em Portugal
É com grande entusiasmo que a experimentadesign anuncia a abertura das candidaturas para o projeto MUSA em Portugal.
Esta iniciativa efetuada entre Itália, França e Portugal tem como objectivo dotar quartetos de música clássica compostos por jovens entre os 20 e 35 anos com novas ferramentas numa perspetiva multidisciplinar e de grande transversalidade, visando melhorar perspetivas profissionais, solidificar a relação entre a música e os setores de património cultural e elevar a cultura Europeia no contexto da empregabilidade e do desenvolvimento socioeconómico.
Em Portugal, o projeto engloba uma residência artística, um workshop e duas performances públicas, que decorrem entre os dias 24 e 31 de outubro 2021, no Palácio Nacional de Mafra e na Fundação EDP | MAAT em Lisboa. O programa debruça-se sobre a interdisciplinaridade entre as artes, em particular entre a música e outras áreas culturais, como a arquitetura, o design e as artes plásticas, e todas as atividades são conduzidas por profissionais de renome das diferentes disciplinas abordadas.
Serão seleionados três quartetos para integrar o programa, estruturado de forma a abranger os seguintes tópicos:
A relação entre sonoridade e o espaço arquitetónico, encarando o espaço como um elemento activo na composição e interpretação musical;
Design de luz e o seu impacto nas performances musicais;
Design de produto e a criação de instrumentos musicais, aliando o conhecimento de artesãos de instrumentos com a visão de designers de produto;
Interligações entre música clássica e arte, muito especificamente, a arte contemporânea;
Design gráfico e de comunicação e a sua importância na difusão da mensagem musical e no alargamento de públicos;
Design de som e as novas tecnologias em diálogo com a performance da música clássica.
A fase de candidatura termina terça-feira, dia 6 de julho, às 23h59. Para saber como se candidatar descarregue o documento da open call aqui.
Co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, o projeto MUSA foi desenvolvido através de uma parceria estratégica composta pelo Le Dimore del Quartetto como principal promotor, IED – Istituto Europeo di Design e ASK – Centre for Research on Management and Economics of Arts and Culture Institutions em Milão, ProQuartet – Centre européen de musique de chambre de Paris, La Ferme de Villefavard em Limousin di Villefavard, e pela experimentadesign em Lisboa.
No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.
Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma história emocionante da amizade entre Cão e Robot, numa nostálgica atmosfera dos anos 80 em Nova Iorque.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!