"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Candidatura do moliceiro a património da UNESCO

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apresentou, em Vagos, a candidatura do moliceiro a património da UNESCO.

Foto de Adriano Miranda


A iniciativa marca o arranque do Congresso da Região de Aveiro que, nesta edição, assume um formato especial: irá percorrer os 11 concelhos que integram a comunidade intermunicipal, num programa que se prolonga até 6 de julho. Em contexto de pandemia, os autarcas optaram por não estar “dois dias inteiros, sentados numa sala”, reparou Ribau Esteves, líder da CIRA, a propósito do evento que costuma ocorrer a cada dois anos, com o objetivo de “mostrar o que está a ser feito” e promover a “reflexão e partilha de ideias”.

Nesta edição, o primeiro projeto a ser apresentado passa, então, pela tentativa de reconhecimento da importância cultural e histórica do barco moliceiro por parte da UNESCO. A ideia já não é nova e chegou a ser notícia em 2006, no âmbito dos esforços desenvolvidos pela já extinta Região de Turismo da Rota da Luz, em parceria com a Associação dos Amigos da Ria. Mais recentemente, também foi conhecida a intenção das autarquias de Estarreja, Ovar e Murtosa, de candidatarem a arte da construção naval dos moliceiros a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Depois deste primeiro dia de trabalhos do congresso, o moliceiro voltará a assumir honras de destaque a 3 de julho, com a realização de mais uma Grande Regata, a ligar a praia da Torreira, na Murtosa, a Aveiro. Antes disso, e já esta semana (dias 17 e 18), em Aveiro, há conferência internacional de bibliotecas municipais, seguindo-se, no dia 21, a apresentação do modelo de recolha de bioresíduos, em Estarreja.

Para o município de Águeda ficou reservado um debate sobre rede ciclável com apresentação da revisão do plano intermunicipal de mobilidade com integração do modo ciclável e pedonal (marcado para dia 23). Em Albergaria-a-Velha irá falar-se sobre a floresta e estudo sobre central de biomassa e, para Sever do Vouga, fica reservada a reflexão sobre a candidatura a capital da cultura e rede ferroviária nacional em reuniões do concelho estratégico e assembleia intermunicipal (ambos a 28 de junho).

Outro dos momentos altos do programa prende-se com a inauguração dos percursos dourado e verde da Grande Rota da Ria de Aveiro (no dia 25), em Anadia e Oliveira do Bairro – estes dois trilhos vêm complementar a oferta do trilho azul, inaugurado no passado mês de outubro. Referência, ainda, para a realização de um encontro dedicado à Ria de Aveiro, no cais criativo da Costa Nova, em Ílhavo, a 29 de junho. Para Ovar ficou destinado um debate sobre educação e fundos para qualificação do parque escolar, a 1 de julho.


por Maria José Santana in Público | 14 de junho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,776,228