"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Família de Jean-Michel Basquiat promove exposição com obras nunca mostradas em público

Duas irmãs do artista vão dar a ver pela primeira vez, numa exposição a inaugurar em Nova Iorque na primavera de 2022, a sua extensa coleção de obras de Basquiat, que morreu aos 27 anos, em 1988.


A obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), um artista de rua nova-iorquino cada vez mais valorizado no mercado mundial da arte, e que tem sido mostrada em instituições como o Brooklyn Museum, o Museum of Contemporary Art de Denver, ou o Barbican Centre, em Londres, vai ser objeto de uma exposição promovida pela sua família, cuja coleção integra muitas obras raramente vistas ou que nunca foram mesmo mostradas em público.

A notícia foi avançada pelo site Artnet, segundo o qual duas irmãs do artista, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux, pretendem inaugurar uma grande mostra de Basquiat – que morreu de overdose aos 27 anos – no icónico edifício nova-iorquino Starret-Lehigh, construído no início dos anos 30 na zona de Chelsea, em Manhattan, um prédio maioritariamente ocupado por escritórios, mas que acolhe a School of Visual Art’s Chelsea Gallery.  

A ideia da exposição, que deverá inaugurar no início da Primavera do próximo ano e será inteiramente constituída por peças que estão nas mãos da família – pinturas, desenhos, criações multimédia e outros objetos –, surgiu durante o confinamento, em conversas entre as duas irmãs e a sua madrasta, Nora Fitzpatrick.

“Muito do que até hoje tem sido divulgado acerca de Jean-Michel vem de pessoas que o conheceram num determinado momento da sua vida”, disseram as irmãs ao Artnet, acrescentando que só elas podem “fornecer o contexto mais amplo das suas raízes culturais e familiares e o papel que estas desempenharam na narrativa da sua arte”.

Daí que sejam constantemente procuradas por artistas e outras pessoas que querem saber mais sobre Jean-Michel, contam ainda as irmãs, que já têm título para a exposição, que se chamará Jean-Michel Basquiat: King Pleasure.

Ainda se sabe pouco de concreto sobre a mostra, mas as organizadoras estão confiantes de que será um sucesso de público. “Esperamos que os visitantes saiam dela com inspiração e uma noção mais profunda da humanidade de Jean-Michel e do seu trajeto, e de tudo o que ele trouxe à arte e à cultura popular”, disseram as irmãs do artista ao Artnet.


in Público | 12 de junho de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,776,844