"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jovens cientistas portugueses premiados no "Step into the Future" 2021 na Rússia

Cientistas Portugueses distinguidos na Rússia com prémio de melhor projeto na categoria de Proteção Ambiental após participação em evento que recebe os melhores projetos científicos da Europa e Ásia.


O projeto ATMOS ganhou o prémio de melhor projeto na categoria de Proteção Ambiental na Grand Awards do Fórum Virtual "Step into the Future" 2021 em Moscovo, na Rússia, onde participaram mais de mil jovens cientistas, oriundos de 23 países da Europa, Ásia e África.

Uma vez mais este projeto é premiado no evento "Step into the Future" 2021, já que a 22 de abril conquistou o 1º prémio na área das Ciências Naturais.

O projeto “ATMOS” da autoria da Sara Oliveira, Klára Varga e João Carvalho e orientado pela professora Rita Rocha do Colégio Luso-Francês, no Porto e visou a qualificação dos serviços ambientais prestados pelas paredes verdes na remoção de poluentes atmosféricos em contexto urbano, principalmente devido ao tráfego automóvel. O projeto tem como objetivo quantificar a retenção de Material Particulado (uma mistura de metais pesados, carbono negro e outras substâncias em suspensão na atmosfera), desenvolvendo uma nova metodologia de cálculo, que analisa a copa das árvores segundo uma função volúmica. A biomonitorização, segundo a metodologia ATMOS, revelou ser uma metodologia alternativa eficaz para aplicação em espaços urbanos de elevada sensibilidade ambiental.

Foi na 28ª edição do Concurso Nacional para Jovens Cientistas, promovido pela Fundação da Juventude, que os jovens alcançaram a oportunidade de representar Portugal no Virtual Fórum “Step into the Future”. Este é um evento que decorre em Moscovo, na Rússia, e que reúne mais de mil jovens investigadores de elite do ensino secundário e do primeiro ano do ensino superior da área científica juntamente com mais de 400 professores e mentores de investigação de 23 países da Europa, Ásia e África apresentando projetos nas áreas das ciências naturais, engenharia e ciências sociais.

A 29ª edição do Concurso Nacional para Jovens Cientistas já está em andamento, podendo todos os interessados submeter os seus trabalhos no site da Fundação da Juventude até dia 28 de junho de 2021.

Sobre a Fundação da Juventude:

Em atividade desde 1989 e atualmente sediada no Palácio das Artes, no Porto, a Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público e sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem. Criada por escritura notarial a 25 de setembro de 1989, pela mão de 21 instituições públicas e privadas, foi declarada instituição de utilidade pública em março de 1990. De âmbito nacional, além da Sede na cidade do Porto, a Fundação da Juventude conta também com uma Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Website www.fjuventude.pt
Facebook @fundacaojuventude
Instagram @fundacaodajuventude

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,062,070