"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Et Toi Michel lança single e vídeo "Ladrões no Pomar"

“Ladrões no Pomar” é o novo tema de ET TOI MICHEL, nome com que se apresenta a solo João Mota, músico setubalense da banda Um Corpo Estranho.


ET TOI MICHEL deu os primeiros passos no primeiro trimestre de 2020 com o lançamento do single “A Montanha”. Seguiu-se “Canção de outra invenção”, lançada no mesmo ano e volta, desta feita, aos lançamentos enquanto prepara o seu álbum de estreia para o final de 2021.

Segundo João Mota, o projecto nasce de algumas canções antigas que quis recuperar. De alguma forma sentiu que as devia apresentar a solo e num formato inspirado no contexto das artes cénicas. Daí surge a personagem Et Toi Michel, nome que retirou de um cumprimento jovial habitualmente feito por um familiar: «Et Toi Michel, tudo bem?».


“Cresci com o canto de protesto e com o canto de intervenção. Há muito que revisito esse universo e me inspiro nesses autores, mas nunca tinha escrito nada deliberadamente político. Sempre fugi um pouco disso. Mas estes são tempos extraordinários e senti que tinha alguma coisa a dizer. Por ser um projecto a solo e por sofrer de timidez de palco, resolvi criar o arquétipo de um mimo, ou de uma daquelas personagens pitorescas da comédia d’el arte, avança o músico.

“Ladrões no Pomar” é um tema que se passeia entre o universo da música de intervenção portuguesa e uma folk que alude às paisagens sonoras de um Ennio Morricone.

A canção, conta João Mota, parte da necessidade de uma reflexão séria sobre os imediatos políticos e sociais que o país e o mundo atravessam, com todas as forças que ameaçam caminhar para discursos e lógicas de retrocesso civilizacional. Entre a metáfora e a sua habilidade de nos fazer rir de nós próprios e a fábula, esse modelo de Esopo que nos obriga a considerar as nossas acções, “Ladrões no Pomar” é um tema que questiona o surreal que nos rodeia e o tenebroso que se levanta.

O tema tem a produção de Sérgio Mendes, responsável por vários trabalhos de compositores de Setúbal como, Um Corpo Estranho, A Garota Não e Tio Rex, entre outros.

O vídeo é da realização de Leonardo Silva, responsável, também, pela componente de videoarte dos espectáculos ao vivo. A parceria à produção conta com Joana Bento e a ilustradora Paula Moita, que também figuram no vídeo. A Fotografia ficou a cargo de Helena Tomás e a capa digital da autoria de Paula Moita.

TOUR

10 de Julho/ 21h00m/ Casa da Cultura, Setúbal

11 de Julho/ TBA, Coimbra

FICHA TÉCNICA

ÁUDIO:

Música e Letra: ET TOI MICHEL (JOÃO MOTA)

Mistura e Masterização: SÉRGIO MENDES

Capa: PAULA MOITA

Apoio à Edição / Distribuição: PEDRO FRANCO

2021 MALAFAMADO RECORDS

DEO:

Realização e Montagem: LEONARDO SILVA

Interpretação: ET TOI MICHEL, PAULA MOITA E JOANA BENTO

Assistência de Realização e Fotografia de Cena: HELENA TOMÁS

Produção Executiva: JOANA BENTO e PAULA MOITA

Produção: CAOS – CARTEL DE ARTES E OFÍCIOS DE SETÚBAL

Agradecimento Especial: CASA MOJU, CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA, TEATRO ESTÚDIO FONTENOVA

LINKS

Facebook

Instagram

Bandcamp

YouTube


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,348