"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Publicada a obra vencedora da 1ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha

Mário Silva Carvalho narra a história de Robim de Campanhã – um patife sedutor.


As aventuras e desventuras de Robim seduziram o júri da 1ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, que lhe atribuíram a vitória, e prometem surtir o mesmo efeito nos leitores. Robim de Campanhã – um patife sedutor, de Mário Silva Carvalho, chega agora às livrarias de todo o país.

João Benedito Frias nasceu e criou-se na zona oriental do Porto e a sua habilidade para pequenos delitos, roubos e seduções cedo lhe valeu a alcunha de Robim de Campanhã - ao epíteto somaram-se algumas noites passadas na esquadra e outras em profundo arrependimento.

Com recurso à sua experiência enquanto autor de quatro romances históricos já publicados e premiados, Mário Silva Carvalho traça o retrato de um Porto quase desaparecido, habitado por personagens icónicas, resgatados ao imaginário mais pitoresco da Invicta, enquanto narra as façanhas de um homem a quem o crime acabou por compensar.

SOBRE O LIVRO
Robim de Campanhã – um patife sedutor Apeirogon
João Benedito Frias, Robim para os amigos, nasceu com uma esteira aberta na vida para ser afável, modesto, respeitador e feliz. A infância, despreocupada, dividiu-se entre o Porto e as encostas do Douro, onde amiúde acorria em alvoroço.
Pelo antigo quarto ano dos liceus, rasgou os livros para sempre. A rua passou a ser a sua casa. Os ventos só trouxeram tempestades. Viveu de roubos, embustes, habilidades e burlas. Vendeu o corpo e a alma. Flutuou ao acaso nas noites, conheceu esquadras de polícia e a cadeia de Custóias.
Um dia, encontra Aninhas, mulher serena, mão amiga que oferece um amanhã sem vielas esconsas. Será Robim capaz de abraçar o futuro?

Título: Robim de Campanhã – um patife sedutor Apeirogon
Autor: Mário Silva Carvalho
Páginas: 224
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Mário Silva Carvalho

Nasceu na Pampilhosa (Mealhada) em 1948 e é licenciado em História pela Universidade de Coimbra. Iniciou as lides da escrita apenas depois de se aposentar da carreira de bancário, e o reconhecimento das suas obras foi imediato. Em 2012 ganhou o Prémio Literário João Gaspar Simões, atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com o romance Diário de Um Carbonário. Em 2014 venceu a 15.ª edição do Prémio Literário Dr. João Isabel com o conto O regresso do Artur. Foi-lhe igualmente atribuído o 1.º Prémio da XI edição do Concurso Literário Descobrir Vizela com o conto O Brasileiro de Vizella. Em 2016 publicou o romance A Tomada de Madrid e em 2017 recebeu uma menção honrosa do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa com o romance A Amazona Portuguesa, publicado em 2018. Com o romance O Regresso a Quionga ganhou o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2018.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,734,101