"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Alijó vai criar rede de miradouros nos vales do Tua, Douro e Santuário de Sanfins

Município aposta na criação de novos negócios locais e anuncia projeto focado no turismo de natureza e o turismo religioso.

Parque Natural do Tua

O município de Alijó anunciou um investimento de 1,6 milhões de euros para alavancar o turismo de natureza e religioso, incluindo uma rede de miradouros nos vales do Tua, Douro e Santuário de Sanfins.

A autarquia do distrito de Vila Real referiu, em comunicado, que o objetivo “é a criação de condições para atrair cada vez mais visitantes ao território” e “alavancar a criação de novos negócios locais e o desenvolvimento económico do concelho”.

Depois do miradouro do Ujo, no vale do Tua, que desde 2019 se tornou numa das principais atrações turísticas do concelho, a câmara vai avançar com a requalificação do miradouro de Nossa Senhora dos Prazeres (Monte da Cunha) e a construção do miradouro de Santa Bárbara, em Santa Eugénia, os três inseridos no projeto Alinatur – Turismo de Natureza.

O município disse que o “objetivo deste projeto e da criação destes miradouros passa por enriquecer e qualificar a oferta de pontos de interesse turístico, assim como promover a valorização do património cultural e natural do concelho”.

Este ano, a autarquia vai também lançar o concurso para a construção do miradouro de Santa Marinha, na aldeia do Castedo, situado a cerca de 565 metros de altitude e debruçado sobre o rio Douro e a foz do rio Tua e, em curso, está a requalificação do miradouro de Casal de Loivos, onde estão a ser construídas estruturas de apoio.

Em Casal de Loivos, que oferece uma vista panorâmica sobre as vinhas em socalcos que rodeiam a vila do Pinhão e o rio Douro, estão a ser investidos 380 mil euros, comparticipados através da linha de apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal.

A câmara está também a aplicar 800 mil euros na zona do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Sanfins do Douro, num projeto que inclui a requalificação do acesso ao recinto, a criação de um novo miradouro virado a Noroeste e que visa alavancar o turismo religioso.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado junto à vila de Sanfins do Douro, é palco para uma importante romaria que se realiza em agosto e em que dois grupos de populares disputam o direito de transportar um andor de talha dourada e quase mil quilos.

A arrematação do andor de Nossa Senhora da Piedade é o ponto alto das festas de Sanfins do Douro e junta, no recinto, centenas de pessoas.


por Lusa e Público | 31 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,092