"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara de Coimbra atribui Medalha de Mérito Cultural a Teolinda Gersão

A Câmara Municipal de Coimbra vai atribuir a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro à escritora Teolinda Gersão, uma das mais destacadas figuras da literatura portuguesa contemporânea, que nasceu e estudou em Coimbra e que completa, este ano, 40 anos de carreira.


A cerimónia de homenagem decorre dia 27 de maio, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante a primeira edição do Encontro Literário Internacional “Cidades Invisíveis”, iniciativa que acontece até sábado, 29 de maio, promove um conjunto de atividades gratuitas e abertas ao público em diversos espaços icónicos e ruas da cidade de Coimbra, integrando a programação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

Além desta homenagem, o Encontro Literário integra, ainda, uma conversa em que serão exploradas a obra e a carreira de Teolinda Gersão, momento que conta com a presença da autora e que será conduzido por Cristina Robalo Cordeiro, uma das curadoras do evento. A conversa está agendada para amanhã, às 16h00, e terá lugar na Quinta das Lágrimas. “Considerando a relevância cultural da autora, que se notabilizou no campo das letras, no panorama nacional, bem como o facto de se tratar de uma escritora nascida em Coimbra, a celebrar, este ano, 40 anos de carreira literária, tenho a honra de propor a atribuição da Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro”, escreve a vereadora da Cultura, Carina Gomes, na proposta que mereceu a concordância do presidente da autarquia, Manuel Machado, e que foi aprovada na reunião do executivo municipal de 10 de maio.

Teolinda Gersão: 40 anos de romances, novelas e contos

Teolinda Gersão é uma escritora com enorme relevância cultural no panorama literário nacional. A autora nasceu em Coimbra, em 1940, cidade onde fez parte do seu percurso académico. Em Coimbra, frequentou o Liceu Nacional Infanta D. Maria e, mais tarde, estudou Germanística, Romanística e Anglística nas universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim. Foi professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa até 1995, ano em que passou a dedicar-se em exclusivo à literatura. A sua obra está marcada pelas viagens que fez a vários lugares, especialmente à Alemanha, África e ao Brasil.

É, hoje, autora de 20 livros e a sua obra está traduzida em 20 países. Foi galardoada com alguns dos mais importantes prémios literários nacionais, é elogiada pela crítica, já viu alguns dos seus livros serem adaptados ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia, e a sua obra tem inspirado inúmeros escritores e investigadores. A sua mais recente obra, “O Regresso de Júlia Mann a Paraty”, reúne três novelas e foi publicada este ano, ao completar 40 anos de carreira. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,779,947