"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Retrospetiva dedicada à obra de Carlos Conceição no Sicilia Queer 2021

O realizador Carlos Conceição marcará presença na 11ª edição do Sicilia Queer International New Visions Filmfest que decorrerá em duas fases: a primeira, de 3 a 6 de junho, com workshops, e retrospetivas, e a segunda, composta pelas sessões competitivas, de 8 a 12 de setembro.


A secção "Presença" será dedicada à obra do realizador que, nas palavras do festival, é “um dos talentos mais significativos do Novo Cinema Português. Um visionário e multifacetado artista, realizador, guionista, editor, diretor de fotografia e produtor capaz de explorar a obsessão, ironia e as profundezas do desejo (entre história e invenção), ao investigar diferentes géneros e linguagens, os seus filmes têm sido apresentados em Cannes, Berlim, Locarno, e outros festivais internacionais de cinema independente".

Esta secção será uma retrospetiva completa dos seus filmes: "Carne" (2010), "O Inferno" (2011), "Versailles" (2013), "Boa Noite Cinderela" (2014), "Acorda, Leviatã" (2015),  "Coelho Mau" (2017), “Serpentário” (2019) e o mais recente "Um Fio de Baba Escarlate" (2020).

Criado em 2010, o Sicilia Queer Fest foi um dos primeiros festivais internacionais de cinema LGBT e surgiu da necessidade de representar pensamentos e culturas não padronizadas da sociedade em movimento.

Recorde-se que com a sua primeira longa-metragem "Serpentário”, Carlos Conceição foi galardoado na nona edição do Sicilia Queer Filmfest.

Biografia
Carlos Conceição, natural de Angola, é Licenciado em cinema pela ESTC de Lisboa, e em Literatura Inglesa do Romantismo. A sua primeira curta-metragem, “Carne” (2010), foi premiada com o prémio Novo Talento no Indie Lisboa em 2010, enquanto “Versailles” (2013) competiu no prestigiado Festival de Locarno. Ambos os filmes “Boa Noite Cinderela” (2014) e “Coelho Mau” (2017) estrearam em competição no Festival de Cannes com óptimas reacções de público e crítica. "Coelho Mau" veio ainda a ganhar diversos prémios internacionais e o prémio Sophia de melhor curta-metragem portuguesa. Também foi alvo de retrospectivas integrais na Cinemateca Francesa em Paris e no Festival de Cinema de Amiens, bem como no Curtas Vila do Conde. A longa metragem "Serpentário" estreou no Festival de Berlim em 2019 e granjeou prémios ao longo do ano que se seguiu, entre os quais o de melhor primeira longa no DocLisboa, o de melhor filme no Sicilia Queer, melhor filme e melhor montagem no FilmMadrid, melhor realizador em Pontevedra, bem como uma menção honrosa de Melhor Filme no Festival Nouveau Cinema em Montreal e o prémio do público em Burgas, Bulgária. O filme integrou ainda a programação das mais importantes mostras não competitivas europeias, como por exemplo a Vienalle. "Um Fio de Baba Escarlate" é o primeiro de 3 filmes de uma hora que satirizam um submundo ficcional na Lisboa de hoje.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,779,803