"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Joana Amendoeira edita "Na Volta da Maré"

O novo disco de Joana Amendoeira - Na volta da maré - traz uma cantora que tem vindo a acumular experiências das muitas digressões pelo estrangeiro que a fazem sentir-se cada vez mais uma “cantora Atlântica”.


Por isso, convidou Fred Martins e Tiago Torres da Silva para comporem a totalidade das canções, canções que unem as duas margens do oceano, canções de esperança que questionam a maneira como usamos o Tempo, assunto que não podia estar mais atual dada a situação vivida com a pandemia. Canções mais introspectivas como a canção que dá título ao disco, ou mais bem humoradas com “Entre o calor e o frio” ou a divertida “Canção imoral” cujos vocais são divididos por Joana com Fred Martins e Mart’nália  e que fala das questões de género, das questões do Tempo concluindo que a única coisa que pode ser considerada imoral é a falta de amor.

O Fado também está presente num tema chamado “O medo” que, mais uma vez é uma canção de fronteira sobre o que pode ter sido o medo e em que é que ele se transformou. Afinal, o Fado é o berço onde Joana nasceu e de que muito se orgulha.

Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, João Filipe, na viola de Fado, Carlos Menezes, no contrabaixo, Ruca Rebordão, na percussão e Nilson Dourado, na viola caipira, clarinete e cavaquinho, bem como Fred Martins foram os cúmplices que traduziram a linguagem poética e musical do encontro desses dois países, de Fred e Tiago e da voz de Joana com todos eles, misturando latitudes, sons, palavras e vozes.

Este é o décimo disco de originais da Fadista e talvez o mais surpreendente, o mais maduro, aquele onde, mais do que a voz, Joana deixou gravada a sua alma, com algumas cicatrizes, algumas lágrimas mas muito mais sorrisos, gargalhadas e encontros. Um disco que chega “na volta da maré “como um búzio que chega à praia. É só levá-lo até perto do ouvido para escutarmos todos os segredos que ele trouxe do mar. Um mar de afetos, de abraços, de esperança. Tiago e Fred compuseram as canções na maré baixa e agora é em maré cheia que elas nos chegam na voz abençoada de Joana Amendoeira.



JOANA AMENDOEIRA | NA VOLTA DA MARÉ
Autor das Letras: Tiago Torres da Silva
Autor das Músicas: Fred Martins
Intérprete(s): Joana Amendoeira / Fred Martins / Mart’nália
  1. Na volta da maré
  2. A dor e o prazer
  3. Viver a mil
  4. Entre o Calor e o Frio
  5. O melhor de mim
  6. O medo
  7. Pequenos nadas (feat. Fred Martins)
  8. Só falta esquecer
  9. Qualquer lugar
  10. Todas as ondas do mar
  11. O que tenho para ti (feat. Fred Martins)
  12. Canção imoral (feat. Fred Martins e Mart’nália)
Produção Musical
Joana Amendoeira, Fred Martins e Tiago Torres da Silva
Músicos
Pedro Amendoeira: Guitarra Portuguesa
João Filipe: Viola de Fado
Carlos Menezes: Contrabaixo, Baixo Eléctrico e Baixo Acústico
Ruca Rebordão: Percussões
Nilson Dourado: Viola Caipira, Cavaquinho, Guitarra Eléctrica, Clarinete e Melódica
Fred Martins: Violão, Cavaquinho e Quatro Cubano
Arranjos
Tiago Torres da Silva, Joana Amendoeira, Fred Martins e todos os participantes
Convidados Especiais
Mart'nália em "Canção imoral"
Fred Martins em "Pequenos nadas", "O que tenho p'ra ti" e "Canção imoral"
Produção Executiva
Miguel Pinhal

Gravado e misturado por Marco Silva, masterizado por André Tavares, nos estúdios Atlântico Blue Studios, entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Design: Maria Ribeiro & Bruno Braun
Fotografia: Vitorino Coragem
Maquilhagem: Sónia Lisboa
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,779,990