"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

12 Garden Experiences quer pôr os jardins históricos no mapa do turismo nacional

São doze rotas que, por 29 jardins, nos levam a conhecer as maravilhas destes espaços e também a história e a cultura de Portugal. Para já, pelo Norte e Centro.

O Jardim Botânico da Universidade do Porto é um dos que integra o 12 Garden Experiences. Nelson Garrido


Sabe o que é uma Ficus carica? O aroma da lavanda, será que o consegue reconhecer? Estas perguntas, e muitas mais, podem ser respondidas se seguir viagem numa das 12 rotas dos jardins históricos, com o aliciante de poder também experimentar o melhor que a cultura e gastronomia locais têm para oferecer.

A proposta vem sendo trabalhada desde 2019 pela Associação dos Jardins Históricos e ganha agora um novo impulso, ao associar-se a duas agências de viagens que, assegura o presidente da instituição, serão capazes de transformar estes itinerários em verdadeiros “produtos turísticos”.

Numa primeira fase, a AJH, que reúne cerca de duzentos associados, fez uma inventariação e caracterização detalhada de todos os jardins existentes no país. Posteriormente, a associação definiu doze rotas, envolvendo 29 jardins, e construiu um site e uma aplicação móvel para os dar a conhecer ao grande público.

O último passo no sentido de criar um “produto turístico inédito” foi dado com o arranque do programa 12 Garden Experiences, apresentado esta quarta-feira no Museu Soares dos Reis, no Porto, e que contou com a presença de proprietários dos jardins (públicos e privados), representantes das agências de viagens, da AJH, e Inácio Ribeiro, do Turismo do Porto e Norte.

As rotas propostas estão para já limitadas ao Norte e Centro do país, estando prevista a sua ampliação ao resto do território continental e ilhas num futuro próximo.

Passeios desenhados à medida

Nas ofertas que as agências Clubtour e TravelTailors já têm disponíveis, o passeio pelos jardins é complementado com diversos produtos e serviços, como provas gastronómicas e de vinhos, contacto com a arte da jardinagem, ofertas de hotelaria e restauração. Há toda uma panóplia variada de atividades que enriquecem a visita propriamente dita.

Manuel de Sousa, presidente da AJH, sublinha que as experiências proporcionadas por estes pacotes assentam que nem uma luva nos novos tempos que estamos a viver. As agências de viagens assumem o desafio de criar ofertas personalizadas, ajustadas para pequenos grupos, que são seguras, realizadas ao ar livre e juntam as componentes cultural e ambiental.

Uma síntese cultural, histórica e ambiental

Um jardim, com toda a beleza, força e riqueza sensorial que o caracteriza, nunca é apenas um aglomerado de elementos, apesar de estes, por si só, já serem razão suficiente para programar uma visita – as espécies de árvores e flores, as técnicas de organização paisagística, a utilização inteligente dos recursos hídricos, a proximidade entre as dimensões produtiva e do lazer.

Um jardim é algo mais: ele sintetiza, em si mesmo, a memória e a cultura de um povo. Nele podemos encontrar elementos que ajudam a definir a nossa identidade cultural, desde os hábitos recreativos, a técnicas de trabalho com diferentes materiais, ou contacto com outros povos que justifica a importação de determinadas espécies. Visitar estes espaços únicos é ter a oportunidade de viajar pelas nossas memórias e cultura.

Uma solução win-win para que os jardins históricos possam ser preservados

Teresa Andersen, que é o principal rosto do trabalho de inventariação e classificação dos jardins históricos que a AJH desenvolveu nos últimos anos, sublinha, num documento distribuído pela 12 Garden Experiencies, que os jardins, ainda que “muito belos e muito amados”, também são “frágeis e reclamam uma continuada manutenção”.

A 12 Garden Experiences cumpre assim duas metas essenciais: divulga um património que continua subvalorizado do ponto de vista turístico e cultural; e desenvolve também um sistema que permite a sua viabilização económica e auto-sustentação, para que muitos destes espaços deixem de estar ao abandono, e possam tornar-se ainda mais atrativos e adaptados aos dias de hoje.



por Miguel Marques Ribeiro in Público | 13 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,199