"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Roteiro ajuda a descobrir património religioso em Setúbal

São mais de três dezenas de igrejas, capelas, conventos e recolhimentos, de Setúbal a Azeitão, que podem agora ser apreciados com o auxílio da nova publicação lançada pela câmara municipal.

Foto: Câmara Municipal de Setúbal


Com mais de cem páginas, a Câmara Municipal de Setúbal acaba de lançar o livro “Património Religioso de Setúbal”, para dar a conhecer “factos e curiosidades históricas que permitem embarcar numa viagem de enriquecimento cultural pelos mais variados monumentos religiosos” do concelho.

Na apresentação, o município sadino indica que se trata de uma publicação, em “português, inglês e francês”, que ajuda a descobrir o património religioso, oferendo uma espécie de roteiro pelas igrejas, conventos, capelas e ermidas.

“Contar o que esteve na origem destas casas sagradas, o que determinou as suas configurações arquitetónicas e o que contêm é, acima de tudo, um meio para preservar e dar a conhecer uma memória urbana coletiva”, refere a presidente da autarquia.

Maria das Dores Meira, citada no documento, afirma que “foram as igrejas, capelas e ermidas que determinaram”, de alguma forma, “o crescimento urbano da cidade e do concelho e até a composição social das áreas em que foram construídas”.

São mais de três dezenas de igrejas, capelas, conventos e recolhimentos, de Setúbal a Azeitão, que podem ser apreciados com o auxílio deste guia, que apresenta imagens e descrições sobre o património, bem como informações sobre a localização de cada um destes espaços.

“Através deste itinerário pelas expressões artísticas e religiosas locais, é possível perceber quão rico e variado é o património arquitetónico religioso setubalense”, sublinha a autarca, para quem “contar a história é, acima de tudo, relatar a vida que edificou, ao longo de séculos, a nossa comunidade.”

Estimular a salvaguarda deste importante legado patrimonial, foi um dos objetivos que levou o município a promover a elaboração do livro “Património Religioso de Setúbal - Roteiro de Igrejas, Capelas e Conventos”, com a colaboração da diocese de Setúbal.

O bispo D. José Ornelas considera a publicação “um testemunho” que faz a ponte entre o antigamente e a atualidade, elementar para que “estes espaços não pertençam apenas ao passado, mas que, sobretudo, possam ser usufruídos no presente”.

“Pensar e cuidar de memórias é um ato humano, de cultura, o qual constitui um desafio, de conservar, saber respeitar e, também, de criar sentido de interpretação, sobretudo para as gerações mais novas”, acrescenta o prelado.


por Rosário Silva in Renascença | 6 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,337