"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

OperaFest regressa a Lisboa com duas estreias e uma rave operática

O festival fará a estreia nacional de A Médium, de Gian Carlo Menotti, e a estreia mundial de Até que a morte nos separe, de Ana Seara. Catarina Molder, a diretora artística, protagonizará uma Madame Butterfly com encenação de Olga Roriz.

Catarina Molder, a diretora artística do Operafest, protagonizará uma Madame Butterfly DR

O festival de ópera OperaFest vai regressar a Lisboa de 20 de agosto a 11 de setembro, para a sua segunda edição, que contemplará duas estreias e uma rave operática, com o jardim do Museu Nacional de Arte Antiga por cenário, anunciou a organização.

Com direção artística da soprano Catarina Molder, o OperaFest fará a estreia nacional de A Médium, de Gian Carlo Menotti, e a estreia absoluta de Até que a morte nos separe, de Ana Seara, compositora residente, tal como na edição anterior.

A Médium
, ópera dramática em dois atos com libreto e composição de Gian Carlo Menotti, foi apresentada ao público pela primeira vez em maio de 1946, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A obra, que poderá ser vista pela primeira vez em Portugal, apresentar-se-á nos dias 28 e 29 de agosto, às 21h30, e conta a história de Madame Flora, uma médium farsante que acaba por sucumbir à sua própria armadilha. Vai ser dirigida pela maestrina Rita Castro Blanco, na primeira encenação operática da atriz Sandra Faleiro.

A compositora Ana Seara, por seu lado, apresentará, em estreia absoluta, a sua ópera Até que a morte nos separe, a partir do conto homónimo de Ana Teresa Pereira, nos dias 3 e 4 de setembro, às 21h30. Encenada por António Pires, a ópera será dirigida pelo maestro Jan Wierzba.

Tal como na edição anterior, o Ensemble MPMP (do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) e o Nova Era Vocal Ensemble serão, respectivamente, a orquestra e coro residentes do festival, que também prevê a apresentação da cantata cénica Mahagonny Songspiel, a primeira colaboração entre Bertolt Brecht e Kurt Weill.

Em declarações à agência Lusa, Catarina Molder não quis adiantar os elencos, referindo apenas que vai protagonizar a ópera Madame Butterfly, de Puccini, numa encenação da coreógrafa Olga Roriz com direção do maestro convidado principal Jan Wierzba. Há um ano, a diretora artística do OperaFest protagonizou a ópera que abriu o festival, a Tosca, também de Puccini.

A ópera, que conta os amores e desventuras da japonesa Cio-cio San e do tenente da marinha mercante norte-americana Pinkerton, estará em cena nos dias 20, 21, 23, 25 e 27 de agosto, sempre às 21h30.

Catarina Molder sublinhou à Lusa a “aposta no talento nacional”, reafirmada pelo festival nesta segunda edição, e “uma programação “super” diversificada” abrangendo diversos públicos.

Da programação consta ainda uma gala de ópera, Alma em Fogo, no dia 7 de setembro, às 21h30, que apresentará “uma galeria de heróis e anti-heróis, de personagens boas que lamentam o seu infortúnio, e outras que rejubilam com a desgraça provocada”, segundo texto de apresentação da produção.

No dia 9 de setembro, às 21h30, acontecerá ainda a Maratona Ópera XXI, o concurso para novas árias.

Da programação consta ainda Máquina Lírica, com aulas de canto para amadores, aulas/debate e conferências em torno de temáticas operáticas.

O festival encerra no dia 11 de setembro, com a rave operática Mostra-me o caminho do próximo bar, título que remete para os primeiros versos da Alabama song de Mahagonny Songspiel.


por Lusa e Público | 11 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,050