"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara de Loulé atribui Medalhas de Honra e de Mérito Municipal

Profissionais de saúde no concelho de Loulé recebem a mais alta distinção.


A Cerimónia dos Agraciados volta a marcar o Dia do Município de Loulé, que se assinala na próxima quinta-feira, 13 de maio.

A partir das 20h30, o Cineteatro Louletano recebe a sessão solene de atribuição das Medalhas de Honra e de Mérito Municipal aos cidadãos que se destacaram nas mais diversas áreas de atividade, alcançando notoriedade pública e, desta forma, contribuindo para elevar o nome deste Município. A cerimónia será transmitida em direto no Facebook da Câmara Municipal de Loulé.

Nesta edição, serão atribuídas 14 medalhas municipais: 1 de Honra e 13 de Mérito, das quais 4 de grau Ouro, 7 de grau Prata e 2 de grau Bronze. Quatro serão atribuídas a título póstumo.

Num ano marcado pela pandemia, em que os profissionais de saúde estiveram na linha da frente do combate à COVID-19, a Autarquia de Loulé atribui a Medalha de Honra aos homens e mulheres que integram as diversas unidades de saúde deste território: centros de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e Drive Thru, em diferentes categorias de atividade, sejam médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico, de terapêutica e laboratório, assistentes técnicos e operacionais.

Uma homenagem à coragem, sacrifício pessoal e espírito de resiliência destes profissionais, os verdadeiros heróis num cenário difícil e imprevisto para Humanidade.

Este ano, dois conceituados músicos serão agraciados com a Medalha de Mérito – Grau Ouro: o pianista e compositor Mário Laginha que tem as suas raízes familiares no concelho se Loulé e está fortemente ligado a Loulé pela sua própria atividade artística (é, por exemplo, diretor artístico do Festival Internacional de Jazz de Loulé), e Dino D´Santiago, um quarteirense que é um dos principais rostos do movimento cultural “Nova Lisboa”, embaixador da música de Cabo Verde. Coprodutor do álbum “À Moda Quarteirense”, é também um ativista pelas artes e culturas do mundo que tem servido de inspiração para muitos jovens.

Ainda com o Grau Ouro, serão homenageados o médico João Barros Madeira – a título póstumo – desaparecido este ano mas que deixou um enorme legado na vida comunitária e política local, tendo sido Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loulé depois de 25 de Abril e deputado pelo PRD, assim como pelo papel que teve na vida associativa de Loulé e o legado que deixou enquanto médico; e João Miguel, o Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, um homem de Querença que tem desempenhado os mais altos cargos da magistratura ao nível nacional e internacional.

Como é tradição, o desporto é uma das áreas em que os louletanos têm tido um papel de destaque e Rui Coimbra é bem o exemplo disso. O jogador de futebol de praia da Seleção Nacional e do Sporting Clube de Portugal irá receber a Medalha de Prata atribuída pelo Município que o viu nascer. O mesmo grau que será entregue a três louletanos que têm tido uma ação relevante na área assistencial: Manuel Filipe Semião, durante anos provedor da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, sócio fundador do Rotary Clube de Loulé e administrador em funções da Fundação António Aleixo; Henrique Fantasia, fundador da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, onde desempenhou as funções de tesoureiro e de vice-provedor; e Mário Venda, também ele um dos fundadores da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, instituição da qual foi provedor.

A Medalha de Mérito – Grau Prata será atribuída ainda, a título póstumo, a três louletanos que deixaram uma marca na vida cultural e associativa deste concelho. Joaquim Guerreiro, antigo vereador da Câmara de Loulé, mentor de eventos como o Festival MED e a Noite Branca, impulsionador também de iniciativas na área do desporto como a candidatura “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015” ou a Gala do Desporto do Concelho de Loulé; Luís Guerreiro, “o Engenheiro das Letras” que exerceu o cargo de dirigente nesta Autarquia nas áreas da cultura, comunicação ou turismo, investigador da História local e regional, presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro de Querença, a sua terra natal, e que colaborou ativamente em diversos projetos culturais do Algarve; e Hermes Alberto, que na qualidade de presidente da ASCA, desenvolveu um vasto e relevante trabalho social cultural e artístico nesta instituição de solidariedade social almancilense.

Finalmente, a Medalha de Mérito – Grau Bronze será atribuída a Maria Cremilde Lourenço, uma das artesãs que integra o coletivo da Casa da Empreita e que é um dos símbolos da cultura e sabedoria popular, portadora de conhecimentos das artes tradicionais que tem passado às gerações mais jovens; e a Valentim Filipe, o músico de Boliqueime, grande impulsionador do fado no Algarve, criador de vários concursos e galas dedicadas a este género musical e mentor de projetos como o grupo “Al-Mouraria” ou “Amália Sempre”.

“A riqueza humana do concelho de Loulé é imensa o que constitui para nós, enquanto representantes do poder local, uma responsabilidade enorme. O principal objetivo da atribuição destas Medalhas é, pois, a sua valorização enquanto exemplo e modelo dentro de uma comunidade empenhada e comprometida com os valores de uma cidadania plena”, considera o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo.

Recorde-se que a Cerimónia dos Agraciados do Concelho de Loulé é uma iniciativa que decorre desde 1993.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,149