"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Que Educação queremos para Portugal?

Livro de Pedro Patacho convoca a sociedade para a urgência de definir a política educativa para o futuro, propondo um novo pacto social para a Educação.


«A educação escolar é um bem público, que nos pertence a todos. É um projeto no qual temos o direito e o dever de participar. Por isso proponho um modelo cívico de relação entre as escolas, as famílias e o território, onde tudo acontece. Um modelo alicerçado nos valores da justiça social enquanto concretização democrática».

Pedro Patacho apresenta desta forma o desafio que está presente no livro Pensar a Educação – Escola, justiça social e participação, que está a chegar às livrarias com a chancela da Porto Editora.

Doutorado em Educação pela Universidade da Corunha, Espanha, e atualmente vereador na Câmara Municipal de Oeiras com o pelouro da Educação, Pedro Patacho apresenta neste livro um diagnóstico muito realista e objetivo do estado de arte da educação no nosso país para, a partir daí, convocar todos os agentes sociais para um debate aberto e construtivo que crie condições para um verdadeiro pacto social nesta área.

Sendo a educação pública «um projeto político através do qual se procura construir um modelo de sociedade» que se pretende «tolerante, solidária» e comprometida com «o desenvolvimento da justiça e da democracia», este será o tempo certo de se pensar que Educação queremos. Uma ideia corroborada pelas personalidades que assinam o prefácio (Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Corunha) e posfácio (João M. Paraskeva, da Universidade de Massachusetts, EUA) desta obra, ambos bastante críticos da realidade atual.



SOBRE O LIVRO
Pensar a Educação
À medida que se foram modificando as relações de produção, de poder e de experiência, nas nossas sociedades globalizadas, tornou-se cada vez mais evidente a necessidade de repensar a educação escolar contemporânea. Dos currículos e programas à formação de professores, passando pelos modos de organização e funcionamento, é urgente reimaginar a escola(rização).
Com a universalização do acesso, as escolas encheram-se de diversidade social e cultural que lhes trouxe novos desafios. Fora da escola multiplicaram-se as fontes, os recursos e as oportunidades de aprendizagem, atraentes, dinâmicas, interessantes, frequentemente integradoras de diferentes saberes. Já quase não chegam à escola crianças com pais não escolarizados. Mas são os filhos das famílias em situações de maior vulnerabilidade e com menos escolarização que continuam a engrossar as estatísticas do abandono e insucesso escolar.
Afinal, que projeto político é este a que chamamos escola? De onde vem e por que razão é tão resistente à mudança? Como podem os professores liderar a metamorfose da escola? Qual deverá ser o seu papel nas sociedades contemporâneas? E como pode a ideia de justiça social e curricular estruturar, através da participação, uma educação escolar em que ninguém fica para trás?

Título: Pensar a Educação
Autor: Pedro Patacho
Páginas: 260
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Pedro Patacho

É professor do Ensino Superior. Doutorado em Educação pela Universidade da Corunha, Espanha, onde obteve o Prémio Extraordinário de Doutoramento, com uma tese sobre a participação na educação pública, tem lecionado e realizado investigação no domínio da Educação, tanto a nível nacional como internacional. É, atualmente, vereador na Câmara Municipal de Oeiras, com o pelouro da Educação.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,332