"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O precursor das formas renascentistas na poesia espanhola

Assírio & Alvim publica a Poesia Completa de Garcilaso de la Vega, com tradução, introdução e notas de José Bento.


A Poesia Completa de Garcilaso de la Vega foi um trabalho de tradução ciclópico que ocupou José Bento até aos seus últimos dias. Recuperando o trabalho existente na antologia do autor publicada pela Assírio & Alvim nos anos 80, esta edição colmata as ausências desse projeto. A mais notória será, porventura, a formidável e longuíssima segunda écloga, que agora se inclui. Ler o «Príncipe dos Poetas Castelhanos» pela mão de José Bento é abrir uma porta direta para o Século de Ouro espanhol e respirar o ar da poesia na sua mais perfeita medida.

«Diz-nos José Bento, socorrendo-se das palavras de Garcilaso, o que desejava alcançar na sua tradução: «[Boscán] foi, além disto, um tradutor muito fiel, porque não se amarrou ao rigor da letra, como fazem alguns, mas à verdade das sentenças e por diferentes caminhos pôs nesta língua toda a força e o ornamento da outra, e assim deixou tudo no seu lugar como o encontrou, e encontrou-o tal que com pouco trabalho poderiam os defensores deste livro responder aos que quisessem censurá-lo em alguma coisa.»

SOBRE O LIVRO
Título: Poesia Completa
Autor: Garcilaso de la Vega
Tradução, introdução e notas: José Bento
N.º de Páginas: 464
PVP: 24,00€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Garcilaso de la Vega

Poeta espanhol oriundo de Toledo, que nasceu em 1501 e virá a falecer em 1536, em Nice. Garcilaso de la Vega nasce no seio de uma família nobre com ligações à Rainha Isabel, «a Católica», em plena época dos Descobrimentos. Tem uma educação prestigiada no estudo do latim e do grego, o que lhe permitirá a leitura dos clássicos, marcantes no seu conhecimento da poesia. De 1526 a 1529 viveu em Toledo com a corte de Carlos V e a sua família mas, em 1529, desembarca em Génova com a comitiva do imperador, para a coroação imperial pelo Papa em Bolonha. Aqui, Garcilaso de la Vega deixa-se enriquecer pelo Renascimento Italiano, que influenciará enormemente a sua poesia, a ponto de ser um dos responsáveis pela elegância das formas renascentistas na poesia espanhola. A paisagem de Toledo desenhada por Garcilaso de la Vega é povoada por belas ninfas e pastores melancólicos apaixonados, influência clara da luz renascentista de Botticelli. Em 1533, volta a Barcelona numa missão atribuída pelo vice-rei de Nápoles. Esteve pela última vez em Espanha no ano seguinte, vindo a morrer num campo de batalha em 1536.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,525