Notícias
Museu Nacional de Arte Antiga recebeu uma nova doação
Nova pintura na coleção do MNAA: A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de São Vicente, doação de George E. Glass, Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal.
No ano em que se comemora o V centenário do nascimento da Infanta Dona Maria (1521- 1577), figura grada da cultura portuguesa quinhentista, o Museu Nacional de Arte Antiga recebeu do Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal, Sua Excelência George E. Glass, a doação de uma pintura: A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de S. Vicente. Trata-se de uma pintura portuguesa do ciclo maneirista, executada provavelmente cerca de 1613, quando terminou a execução testamentária da Infanta, cujos bens, repartidos entre Portugal e França, constituíam uma enorme fortuna. A pintura tem vindo a ser atribuída aos pintores Simão Rodrigues (1583-1629) e Domingos Vieira Serrão (1570-1632), mas pode talvez relacionar-se, mais diretamente, com o autor dos grandes painéis com milagres de S. Vicente pintados para o cadeiral da Sé de Lisboa, obras possivelmente do pintor régio Amaro do Vale (f. 1619). É, de qualquer forma, uma pintura de grande interesse iconográfico sobre a Infanta e o culto do padroeiro da cidade de Lisboa.
A pintura ficará em exposição no Átrio 9 de Abril (Piso 0) entre 4 de maio – 20 de junho de 2021.
Tabela da pintura
Escola Portuguesa
A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de São Vicente
c. 1613
Óleo sobre madeira de carvalho
Prov: doação, George E. Glass, Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal, 2021
MNAA, inv. 2215 Pint ©MNAA
Visite o MNAA em segurança – CLEAN & SAFE
Os Museus, Palácios e Monumentos nacionais tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), onde se inclui o Museu Nacional de Arte Antiga, associaram-se à campanha do Turismo de Portugal com a atribuição do selo “Clean & Safe” que certifica o cumprimento de todos os requisitos definidos pela Direção-Geralde Saúde.
COVID-19 | REGRAS PARA VISITAR O MUSEU EM SEGURANÇA
. Use sempre a máscara;
. Desinfete as mãos no início e no fim da visita;
. Ao caminhar, mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas;
. Família/pessoas coabitantes podem fazer a visita em conjunto (máximo de 6 pessoas);
. Evite tocar nas várias superfícies;
. Evite formar grupos; . Siga as orientações que sejam dadas pelos funcionários
>> Saiba mais AQUI