"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

No altar das reportagens de guerra

Cristo com Carabina ao Ombro é o novo título da coleção Dois Mundos – Não Ficção, da Livros do Brasil. Obra inédita em Portugal, reúne as narrativas de Ryszard Kapuscinski sobre as violentas transformações sociais e políticas nas décadas de 60 e 70.


Em Cristo com Carabina ao Ombro, Ryszard Kapuscinski apresenta o seu próprio combate contra o silêncio noticioso em torno de histórias de opressão, num périplo desde o Médio Oriente à América Latina. O destino final destas páginas é Moçambique, cuja guerra pela independência o autor acompanhou até ao histórico ano de 1974. É a primeira vez que esta obra é publicada em Portugal, numa tradução a partir do original polaco.

Na primeira edição polaca deste livro, aparecida em 1975, dizia o próprio autor: «Pouco depois da morte de Che Guevara, o pintor revolucionário argentino Carlos Alonso pintou um quadro que imediatamente se tornou famoso em toda a América Latina: a figura de um Cristo de carabina ao ombro. O quadro de Alonso converteu-se desde então num símbolo artístico do guerrilheiro, do homem que combate a violência e a arbitrariedade na sua luta por um mundo diferente, justo e bom para todos os seres humanos.» É a eles, a todos os jovens rebeldes que lutam pela liberdade nos seus países, que se dedicam as reportagens reunidas neste volume.

SOBRE O LIVRO

Título: Cristo com Carabina ao Ombro
Autor: Ryszard Kapuscinski
Tradução: Wlodzimierz Josef Szymaniak e Isabel Ponce de Leão
N.º de Páginas: 160
PVP: 16,60 €
Coleção: Dois Mundos – Não Ficção

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Ryszard Kapuscinski
Nasceu a 4 de março de 1932, na cidade polaca de Pinsk, hoje situada na Bielorrússia. Estudou História na Universidade de Varsóvia e, em 1955, começou a trabalhar como jornalista, escrevendo reportagens sobre a reconstrução da Polónia. Ainda nos anos 50, foi pela primeira vez enviado como correspondente para a Ásia (Índia, Paquistão, Afeganistão) e para o Médio Oriente. Mais tarde, passou longos anos como correspondente em África e na América Latina. Considerado um dos grandes mestres do jornalismo moderno, Kapuscinski foi eleito em 1999 o melhor jornalista polaco do século xx e distinguido, em 2003, com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. Faleceu a 23 de janeiro de 2007.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,680