"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Proteger o que de bom e virtuoso o passado nos deu, ou os méritos do conservadorismo

Roger Scruton, pensador inglês desaparecido em janeiro do ano passado, construiu a sua reputação na reflexão e divulgação do pensamento conservador, defendendo-o em detrimento de outras ideologias políticas.


No livro Como Ser Um Conservador, o filósofo afirma que o conservadorismo é a única resposta às realidades emergentes e que devemos empenhar-nos em proteger as coisas virtuosas que herdámos coletivamente. Este ensaio, que nos convida ao diálogo e à tolerância, é uma edição Guerra e Paz Editores, disponível, na rede livreira nacional e no site da editora.

Os bens comuns, como a paz, a liberdade, a lei, a civilidade, o espírito público e a segurança da propriedade e da vida em família, estão sob ameaça. Segundo deixou escrito Roger Scruton, filósofo britânico, no ensaio Como Ser Um Conservador, só o conservadorismo poderá combater o reaccionarismo e defender o virtuosismo, a cultura e a natureza. O autor afirma que «o trabalho da destruição é rápido, fácil e entusiasmante; o trabalho da criação, lento, laborioso e monótono. É uma das lições do século xx. É também uma razão pela qual os conservadores sofrem de tamanha desvantagem junto da opinião pública. A sua posição é verdadeira, mas enfadonha; a dos seus opositores, excitante, mas falsa.»

Ao conjugar de forma exemplar um raciocínio profundo com um texto sofisticado e preciso, este é um livro para todos aqueles que procuram manter-se informados sobre o mundo e as transformações que afetam diretamente o nosso futuro e a nossa qualidade de vida.

No livro, podemos ainda encontrar comparações que irão enriquecer o debate político entre o conservadorismo e outras correntes políticas, como o nacionalismo, o socialismo, o liberalismo e o multiculturalismo.

Desde o seu lançamento em Inglaterra, em 2014, Como Ser Um Conservador gerou inúmeras reações e críticas positivas: A revista The Spectator considerou que «Roger Scruton é uma raridade: um filósofo de primeira linha que tem efetivamente uma filosofia […] uma das poucas vozes intelectualmente autorizadas do conservadorismo britânico moderno.»

Para a revista The Oldie, este é «Um pequeno livro persuasivo e pungente» e para o jornal Daily Telegraph «Scruton traz audácia e sagacidade para a questão do que deve ser o conservadorismo.»

Como Ser Um Conservador chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Maria João Madeira. Este é o quinto livro de Roger Scruton que a Guerra e Paz, Editores publica, sucedendo a: O Ocidente e o Resto, Guia de Filosofia para Pessoas Inteligentes, Beleza e Breve História da Filosofia Moderna.

Como Ser Um Conservador
Roger Scruton
Não-Ficção / Filosofia
248 páginas · 15x23 · 15€
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,826