"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Morreu o artista plástico e pintor Julião Sarmento

Cruzou várias artes e são visíveis, na sua obra, referências ao cinema, à literatura ou à música.

O Centro Nacional de Cultura homenageia a memória do grande artista e apresenta sentidas condolências à família.

Julião Sarmento. Foto: DR


Morreu esta terça-feira o pintor e artista plástico Julião Sarmento. Tinha 72 anos e sofria de um cancro. Iniciou a carreira nos anos 70, combinando vários suportes como a pintura, mas também com a fotografia, com o desenho, com o vídeo ou som.

Nasceu em Lisboa, em 1948, e viveu e trabalhou no Estoril. Estudou pintura e arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa.

Foi um artista interdisciplinar e ao longo da sua carreira, Sarmento trabalhou numa vasta gama de meios: pintura, desenho, escultura, fotografia, filme, vídeo, performance, som e instalação.

Desenvolveu também vários projetos e realizou numerosas exposições individuais e coletivas em todo o mundo ao longo das últimas cinco décadas.

Julião Sarmento representou Portugal na 46ª Bienal de Veneza, em 1997. Foi incluído na Documenta 7 (1982) e Documenta 8 (1987), na Bienal de Veneza (1980 e 2001), e na Bienal de São Paulo em 2002.

No ano passado, lançou o livro de fotografia “Café Bissau”, uma obra com 98 imagens, a preto e branco e a cor, digitais e analógicas, captadas entre 1964 e 2017.

A sua obra está representada em muitas coleções públicas e privadas na América do Norte e do Sul, Europa e Japão.

“Se eu não fosse artista não sei o que é que seria. Morria de tédio, seguramente", confessou o artista à Renascença, em 2018, quando foi convidado para o programa Ensaio Geral.

Durante a entrevista, Sarmento admitiu sentir um grande fascínio pelo mistério e pelo que era o seu desconhecimento. "Interessa-me muito saber as coisas que não sei, algumas coisas que não sei e tentar descobrir coisas que eu jamais pensei que iria descobrir”.

“Se as pessoas não têm curiosidade pelas coisas, se não ficam fascinadas por aquilo que é misterioso, o que é que resta?", questionou, na altura, Julião Sarmento.


in Renascença | 4 de maio de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,782,911