"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Antropologia e Vida Moderna"

O livro que revolucionou a antropologia há quase 100 anos (ao desmontar teorias como a da supremacia racial ou da eugenia) é mais atual do que nunca. Pela primeira vez publicado em Portugal.


Publicado originalmente em 1928, Antropologia e Vida Moderna é hoje tão atual como no dia em que saiu. A história parece repetir-se, e quase um século depois, o debate intelectual é dominado pelos mesmos fantasmas que Boas combateu no início do século passado. A pretensa supremacia de umas raças em detrimento das outras, o recrudescimento do nacionalismo, o papel da educação no desenvolvimento dos indivíduos, a eugenia, a propalada predisposição de certas raças para o crime, eis alguns dos temas tratados neste livro, considerado um dos mais influentes do século XX.

Ao introduzir o conceito de relativismo cultural, Boas prova que o comportamento humano não pode ser explicado pela biologia e que não existe um evolucionismo cultural, de que a raça ariana, por exemplo, fosse o apogeu. Na verdade, a esmagadora maioria dos nossos comportamentos e crenças são determinados por fatores culturais e socialmente adquiridos.

Revolucionando a metodologia da sua disciplina, Boas procedeu a medições metódicas do perímetro cefálico e da anatomia do maior número possível de indivíduos, para concluir que mesmo essas características eram influenciadas por fatores ambientais, tais como a saúde e a nutrição, o que contradiz a teoria de que as raças apresentam características estáveis.

Sobre o Autor

Franz Boas (1858-1942) foi um antropólogo norte-americano de origem alemã. Um dos pioneiros da antropologia moderna, ficou conhecido como o «pai da antropologia norte-americana», tendo sido o principal impulsionador de correntes como o particularismo histórico ou o relativismo cultural. Doutorou-se em Física e em 1883 integrou como uma expedição ao Ártico, tendo aproveitado para estudar a vida e a cultura dos esquimós. Já emigrante nos EUA, inaugurou o curso de antropologia na Universidade de Clark. Em 1985 começa a lecionar na Universidade de Columbia, onde permanecerá até à sua morte.

Edições 70

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,686