"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Descentralizar é o mote do novo festival itinerante Entre Cidades

Ao longo de três fins-de-semana, a Saco Azul/Maus Hábitos, a Cosmic Burger e o Club Vila Real vão levar 81 espetáculos a Matosinhos, Braga e Peso da Régua. O arranque está marcado para 15 de maio.

A harpista espanhola Angélica Salvi é um dos nomes do cartaz deste novo festival_Renato Cruz Santos


Arranca no fim-de-semana de 15 e 16 de maio, tem entrada gratuita, e vai acontecer ao ar livre e em três cidades em simultâneo. Chama-se Festival Entre Cidades – A Minha Cidade na Tua Cidade e resulta da união de esforços de municípios, associações, profissionais de cultura e artistas, com o objetivo de contribuir para a retoma da atividade e, ao mesmo tempo, de descentralizar. O cartaz junta música, poesia/spoken word, performance/dança e teatro.

Matosinhos, Braga e Peso da Régua foram as cidades escolhidas pela Saco Azul Associação Cultural/Maus Hábitos, pela Cosmic Burger, e pelo Club de Vila Real. A programação e a produção ficam a cargo destas associações, que contam com a parceria institucional das autarquias abrangidas pelo festival. O financiamento está assegurado pelo programa Norte2020, promovido pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte.

Ao longo de três fins-de-semana, até 17 e 18 de julho, somar-se-ão 81 espetáculos, agendados de forma rotativa pelas três localidades: os artistas que passarem por Matosinhos vão a Braga, os que atuarem em Braga vão à Régua, Matosinhos receberá os artistas da Régua, e assim sucessivamente.

Na música, o cartaz conta com a Orquestra Jazz de Matosinhos (com a participação de Manel Cruz em Braga e na Régua, e de Manuela Azevedo em Matosinhos), Angélica Salvi, A Pedreira, Emmy Curl, Marem Ladson, Bié, Bala, Cody XV e St. James Park. Já a programação de teatro inclui trabalhos de Manuel Tur, Diana Sá, Angel Fragua, e ainda as companhias Peripécia Teatro, Companhia de Teatro de Braga e Tin.Bra. – Academia de Teatro de Braga.

Na área da poesia e da spoken word, foram convidados Ana Deus, Stray, Vítor Hugo Ribeiro, Marília Miranda Lopes, Marta Ferreira e Marta Moreira. A representar as performances e a dança estarão Filipe Moreira, Paulo Mota, Gabriela Barros, Carolina Vieira, a Ent’Artes - Escola de Dança e a Urze Teatro.

Em Matosinhos, os espetáculos terão lugar no Jardim do Monumento ao Senhor do Padrão, no Museu da Quinta de Santiago, no Adro da Igreja de Matosinhos e na Real Vinícola, onde também está a Casa da Arquitetura. No Peso da Régua, estão marcados para o Jardim do Museu do Douro, o Anfiteatro Exterior da Biblioteca Municipal, a Ecopista Ribeirinha e o AUDIR – Auditório Exterior. E em Braga decorrem no Átrio Exterior do Museu D. Diogo de Sousa, no Jardim do Museu D. Diogo de Sousa Auditório e no Parque da Ponte.

A 15 maio o festival arranca às 18h em Matosinhos com uma performance de Filipe Moreira no jardim do Museu da Quinta de Santiago e com a spoken word de Stray no adro da Igreja de Matosinhos. Em Braga, o arranque está marcado para uma hora antes, às 17h, no Parque da Ponte, com a peça Auto da Barca do Inferno, pela Companhia de Teatro de Braga. No Peso da Régua, o Entre Cidades começa à mesma hora no jardim do Museu do Douro, com a poesia de L Pertués. No final do dia seguinte, já se terão somado nas três cidades 27 espetáculos.


por André Borges Vieira in Público | 27 de abril de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,782,770