Notícias
Hereditas – Atlas da Paisagem Cultural de Guimarães
A Plataforma Hereditas será apresentada oficialmente no próximo dia 27 de abril, terça-feira, às 10h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
O Hereditas vem dar seguimento a uma política pública de preservação do património que há muito tem sido prosseguida pelo Município de Guimarães. Após a aposta na recuperação do Centro Histórico de Guimarães, classificado como Património Cultural da Humanidade em 2001, iniciada nos anos 80 do século passado, o projeto Hereditas “vem alargar a perspetiva patrimonial a todo o território”, segundo Seara de Sá.
Este projeto, cujo trabalho de campo se iniciou há cerca de 2 anos e meio, envolveu um conjunto alargado de especialistas de diferentes disciplinas que se debruçaram sobre áreas como a Arqueologia, Arquitetura, História, Património Imaterial, Património Natural e Vias Antigas, resultando numa Base de Dados que conta com cerca de 900 itens identificados e estudados, que poderão ser acedidos através de critérios de seleção geográficos, cronológicos ou monográficos.
Um importante trabalho de inventariação que permitirá que o património possa ser “usado, pois só dessa forma ele faz sentido”. Nesta perspetiva, o património é visto como um recurso que pode gerar dinâmicas em diversas vertentes, como a económica, turística, cultural, académica, gestão do território, entre outras.
>> Programa da sessão de apresentação do Hereditas