"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Ondjaki e Tânia Ganho no festival Livros a Oeste

Quarenta escritores vão marcar presença na edição de 2021 do Festival Livros a Oeste, na Lourinhã. De 11 a 15 de maio, a programação divide-se entre o digital e o presencial.

José Luís Peixoto participa na sessão "Histórias partilhadas", a 15 de maio. Foto: DR


Depois de ter sido interrompido no ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o festival literário Livros a Oeste, organizado pela autarquia da Lourinhã, no distrito de Lisboa, está de regresso em 2021 num modelo misto que prevê programação online e presencial.

De 11 a 15 de maio, autores premiados como Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Ondjaki vão marcar presença entre os 40 escritores convidados. A edição deste ano, que tem como tema “Quantas histórias cabem numa história”, contará também com outros nomes como o poeta e cantor Adolfo Luxúria Canibal, os escritores Afonso Cruz, António Mota, Mário Zambujal ou o angolano Lopito Feijóo.

As sessões que poderão ser visualizadas através da página de Facebook e no canal de YouTube da autarquia da Lourinhã, preveem, entre outras coisas, conversas em que os próprios autores apresentam os seus livros. Exemplo disso é o de Gonçalo M. Tavares que falará sobre “Breves Notas sobre o Medo” e de Patrícia Portela que apresentará "Hífen".

Além de momentos de teatro com “Histórias ao Postigo”, no Livros a Oeste haverá também atividades que envolvem os alunos das escolas da região, como é o caso de uma sessão de apresentação do livro “Napoleão Benjamim Pirueta”, com Isabel Zambujal e Rachel Caiano.

No segundo dia de festival, no dia 12, a autora Tânia Ganho marcará presença numa sessão em que apresentará o seu mais recente livro “Apneia” em diálogo com Ana Bárbara Pedrosa que falará do seu livro “Palavra do Senhor”.

No dia 13, o angolano Ondjaki, o português António Mota e o brasileiro Antônio Torres vão juntar-se numa sessão de “Histórias Partilhadas”, a partir das 18h30.

À noite, pelas 21h30, o Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira recebe Miguel Real, Fernando Pinto do Amaral e Rogério Ribeiro, investigador em ciências médicas, numa sessão intitulada "Diagnóstico antecipado - a doença na literatura".

A neta do escritor Urbano Tavares Rodrigues, a autora Sofia Fraga irá também participar no evento na sexta-feira, dia 14, às 10h30m apresentando o seu livro infantil “O Avô Jacinto e os Macaquinhos no Sótão” com ilustração de Sebastião Peixoto.

Também no dia 14, os escritores Ricardo Fonseca Mota e Afonso Cruz vão divulgar os seus livros “Os Pássaros não têm céu” e “O Vício dos Livros”.

A noite de dia 14 vai juntar as palavras e a música numa sessão com o poeta e vocalista dos Mão Morta, Adolfo Luxúria Cabral, o escritor e crítico musical Rui Eduardo Paes e o musicólogo João Carlos Calixto.

O festival Livros a Oeste encerra no dia 15, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com uma sessão de “Histórias Partilhadas” em que participam os escritores Afonso Cruz, Rui Zink, Mário Zambujal e José Luís Peixoto.

Além de uma feira do livro, o festival irá também oferecer ao público a exposição “Retratos de autores portugueses”, da autoria da artista plástica Carmo Vieira, que vai estar patente na Galeria Municipal da Lourinhã.

Segundo o vereador com os pelouros da Cultura e Educação, este festival é uma “referência na programação cultural da Região Oeste”. Neste que é para José Tomé “um ano de reencontro com a Cultura”, o festival segue apostado em conquistar hábitos de leitura sobretudo junto do “público mais jovem, em idade escolar”.

Por seu lado, o programador deste festival, João Morales, destaca o facto da programação digital permitir “ampliar o leque de convidados (contornando a distância geográfica) e criar novos formatos”. Assim, as “sessões destinadas ao público escolar, além de serem visionadas nas salas de aula da Lourinhã” podem também “estar acessíveis a todos os outros professores do país, que podem programá-las para os seus alunos”, realça João Morales.


por Maria João Costa in Renascença | 20 de abril de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,782,677