Notícias
2ª temporada do podcast de Luísa Sobral estreia com Fausto Bordalo Dias
À semelhança da primeira temporada, poderemos contar com 12 episódios, lançados semanalmente à quinta-feira, em que a autora vestirá o papel de entrevistadora e nos levará a conhecer, junto a outros letristas e compositores que nos são queridos, variados processos de escrita de canções.
A primeira temporada do podcast contou com 12 convidados: Carolina Deslandes, Capicua, Miguel Araújo, Pedro da Silva Martins, David Fonseca, João Monge, Diogo Piçarra, Mafalda Veiga, Tim, Márcia, Jorge Palma e Tiago Bettencourt. Os artistas de diferentes gerações, múltiplos géneros e percursos musicais partilharam histórias relacionadas com as suas carreiras e formas de escrever canções, sempre num tom descontraído e divertido. No final de cada conversa, Luísa convidava os músicos a acrescentar um verso a um poema em construção — no final, restou um poema escrito a 12 mãos que fazem parte do imaginário musical português. A estreia foi muito bem recebida pelo público e crítica, tendo o podcast superado já as 50 mil audições destacando-se, em fevereiro e março de 2021, como o podcast de música mais ouvido em Portugal na Apple Podcasts.
O Avesso da Canção volta assim a todas as plataformas digitais a partir do dia 22 de abril. A segunda temporada continua a busca e pesquisa dos nossos compositores e letristas, descobrindo o que está por detrás das suas canções. Um registo que poderá, quiçá, perdurar como arquivo para futuros compositores.
A imagem de O Avesso da Canção permanece nas mãos de Camila Beirão dos Reis, que já tinha colaborado com Luísa nas ilustrações e design do seu último disco de originais, Rosa.
Luísa Sobral é uma das cantoras-compositoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses. Estreou-se em 2011 com a edição de The Cherry on My Cake, álbum que celebra este ano o seu décimo aniversário. Seguiu-se There’s A Flower In My Bedroom (2013), com convidados como Jamie Cullum, António Zambujo e Mário Laginha, o disco de crianças Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa (2014) e Luísa (2016), que foi gravado em Los Angeles pelo prestigiado produtor norte-americano Joe Henry. Em 2018, editou Rosa, produzido pelo catalão Raul Refree, um álbum delicado assente num registo intimista em que Luísa arriscou novos territórios na composição e arranjos. 'Maria do Mar', 'O Melhor Presente' e o arrebatador dueto com Salvador Sobral em 'Só Um Beijo' são apenas alguns exemplos.
Ao longo dos últimos anos, Luísa tem visto a sua faceta de compositora realçada. Para além de ter composto a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema 'Amar pelos Dois', interpretado pelo seu irmão, Salvador Sobral, tem escrito regularmente para artistas como Ana Moura, António Zambujo, Marco Rodrigues, Mayra Andrade, Sara Correia, entre outros.
Recorde a primeira temporada de O Avesso da Canção
Explore os doze episódios da temporada de estreia de O Avesso da Canção. Entre nos bastidores desta arte muitas vezes solitária e invisível que é a escrita de canções.