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As vozes e os retratos de quem vive no Bairro da Jamaica chegaram ao MAAT
A instalação Model of Jamaika é um modelo do antigo lote 10 do Bairro da Jamaica e guarda as histórias e retratos de quem ainda mora nestes prédios inacabados do Seixal. Faz parte da exposição X não é um país pequeno, que fica no MAAT, em Lisboa, até setembro de 2021.
Kid Robinn, nascido e criado no Bairro da Jamaica, no Seixal, escreve e canta versos de rap para contar a própria história e a de quem vive neste bairro da margem sul do Tejo. A sua última música, Perspetiva, toca, até setembro, no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, no interior de uma maquete do antigo lote 10 do Bairro da Jamaica, demolido em 2019.
A instalação Model of Jamaika é fruto da colaboração entre o fotógrafo José Sarmento Matos, o arquiteto Paulo Moreira, o Chão – Oficina de Etnografia Urbana, Kid Robinn e os moradores do Bairro da Jamaica. É um dos nove projetos, e o único português, da exposição X não é um país pequeno — Desvendar a era pós-global que ficará no MAAT, em Lisboa, até setembro de 2021. A curadoria é de Aric Chen e Martina Muzi.
Ao curvarmo-nos para entrar na miniatura do lote 10 somos transportados para um lugar novo. No interior estão expostas fotografias, há uma cronologia da história do bairro para explorar, toca a música de Kid e é projetado um vídeo, em parte filmado pelos moradores da Jamaica, que documentam o seu dia-a-dia.
“Percebo pouco disto, nunca vivi as mesmas coisas, mas tinha de encontrar forma de saber mais. Por isso, entreguei máquinas fotográficas para que as pessoas escolhessem o que filmam, o que querem contar”, explica José Sarmento Matos, em conversa com o P3.
Podemos ler, ainda, a carta aberta “em defesa da dignidade humana e pelo direito à habitação”, assinada, em 2017, pelas associações de moradores dos bairros da Jamaica, da Torre, da Quinta da Fonte e 6 de Maio, bairros da Área Metropolitana de Lisboa onde há moradores em risco de desalojamento, a viver sem água canalizada ou luz.
Levar o Bairro da Jamaica para o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, reconhece José, evidencia um contraste entre os dois espaços. “Há um confronto com a realidade. Se algumas pessoas não a virem aqui, provavelmente também não irão ao bairro conhecê-la.”
Desigualdade em pandemia
José Sarmento Matos trabalhou neste projeto de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, financiado por uma bolsa da National Geographic Society para explorar o tema da desigualdade habitacional durante a pandemia. Passou “dias, semanas” no bairro, sonhava com as histórias que ouvia. “É muito amor”, justifica.
Kid Robinn, nome artístico de Roberto Cravid, lembra-se de ser criança e ouvir que, em 2013, o bairro clandestino já não deveria existir. Em 2017, o Ministério do Ambiente anunciava que as 234 famílias a viver nos lotes do Jamaica iriam ter novas casas, adquiridas pela autarquia do Seixal, até 2022, com um investimento superior a 15 milhões de euros. Só o lote 10, agora representado no MAAT, foi demolido e 64 famílias realojadas. “Acho que não vai acontecer [o realojamento em 2022]”, diz Kid, de 23 anos.
O rapper foi uma das primeiras pessoas a irem até ao MAAT conhecer a instalação Model of Jamaika. “Fiquei orgulhoso por ter contribuído e feliz por ver a concretização do trabalho do José. O mais importante é que as pessoas do bairro se sintam representadas.” Para quem ainda não teve oportunidade de visitar o museu, José Sarmento Matos combinou videochamadas para que vissem a maquete.
“Perante algo que nos deveria envergonhar, o mais fácil é focarmo-nos nos preconceitos em relação aos bairros. É uma proteção para as pessoas, que se escondem no seu privilégio, na sua bolha”, afirma o fotógrafo de 32 anos que já colaborou com o PÚBLICO. Para Sarmento Matos, o propósito desta peça não é mostrar a verdade, mas lançar questões. “Parte de nós questionar, abrir os nossos horizontes para compreender o que acontece ao nosso lado”, a 20 quilómetros da capital, numa “realidade tão distante, mas que poderia ser a nossa”.
por Carolina Amado (texto) e Rui Gaudêncio (fotos) in Público | 15 de abril de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público