"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Assírio & Alvim publica a Obra Completa de Francisco de Sá de Miranda.

O porta-voz da modernidade renascentista em Portugal.


A importância de Francisco de Sá de Miranda, um dos maiores dinamizadores da língua portuguesa, é inegável no panorama literário português. Preparado com o rigor que uma edição desta natureza exige, mas tendo em vista a difusão do trabalho de Sá de Miranda, assim se publica Obra Completa, fixada e anotada por Sérgio Guimarães de Sousa, João Paulo Braga e Luciana Braga, que mantiveram a pontuação original do humanista:

Mal de que me eu contentei,
Contas rematadas já,
Agora desancarei.
Esta dor me matará
Se não, eu me matarei.

Nas cousas que não há meo
É escusado cansar mais,
Ir de receo em receo
E de sinais em sinais.
Em vão cá, e lá cansei,
Tudo me é tomado já,
Agora descansarei,
Ou me este mal matará,
Se não, eu me matarei.

O esforço hercúleo em coligir num único volume toda a obra de Sá de Miranda resulta de uma parceria com o Centro de Estudos Mirandinos e contou com o apoio da Câmara Municipal de Amares. Um tesouro cultural e literário sem fronteiras, uma voz poética «admirada pelos principais vultos do seu tempo, que de Sá de Miranda tanto apreciavam a superior qualidade dos versos como o pragmatismo racional ao serviço da intransigente defesa de valores morais».

Título: Obra Completa
Autor: Francisco de Sá de Miranda
N.º de Páginas: 680
PVP: 44,00€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Francisco de Sá de Miranda

Nasceu a 28 de agosto de 1481, na cidade de Coimbra. Formado em Direito na Universidade de Lisboa, foi a sua índole humanista e o seu amor pelas Letras que o fizeram viajar até Itália, em 1521, para conhecer de perto as raízes renascentistas. Cultivando «a medida velha», o poeta irá escrever algumas das composições recolhidas no Cancioneiro Geral (1516), de Garcia de Resende. Mas a sua adesão entusiástica ao pensamento e novas formas literárias da época, fá-lo trazer dessa sua longa viagem o dulce stil nuovo para Portugal. Assim se torna exímio na composição tanto do vilancete e cantiga, como do soneto e sextina. Morre em 1558, após uma vida cheia e pautada pelos valores morais que sempre defendeu.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,736,914