"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fundação EDP lança fundo para aquisição de obras de jovens artistas

A Fundação EDP vai adquirir 22 obras de 15 jovens artistas portugueses, no âmbito de um fundo especial de aquisições no valor de 100 mil euros.

One Last Longing, 2020, Henrique Pavão

O apoio e incentivo à produção artística nacional é uma das prioridades e principais eixos de atuação da Fundação EDP, que lança este fundo em resposta ao grave impacto que a pandemia da Covid-19 está a ter no meio artístico, e especialmente nos artistas em início de carreira.

Este fundo especial de aquisições possibilitou a compra de um conjunto significativo de obras a artistas nascidos entre 1986 e 1996, ao colmatar ou complementar lacunas de representação na Coleção de Arte Fundação EDP relativamente a artistas desta geração: Adriana Proganó, Alice dos Reis, AnaMary Bilbao, Andreia Santana, Carolina Pimenta, Eduardo Fonseca e Silva, Fernão Cruz, Gonçalo Preto, Henrique Pavão, Horácio Frutuoso, Igor Jesus, Maria Trabulo, Rita Ferreira, Sara Bichão e Tiago Madaleno.

Estes artistas foram selecionados por um comité constituído por Miguel Coutinho, administrador e diretor geral da Fundação EDP; José Manuel dos Santos, administrador e diretor cultural da Fundação EDP, e Inês Grosso, curadora do maat.

“O diálogo e a colaboração regular com os artistas permite-nos ter uma maior perceção e entendimento do gravíssimo impacto que a pandemia provocou e continua a efetivar nas suas vidas, e especialmente nas vidas dos jovens em início de carreira. Com atenção a esta realidade, lançamos este fundo como forma de manifestar apoio e admiração pela capacidade de resiliência do meio artístico nacional, profundamente afetado pela pandemia”, detalha Miguel Coutinho.

A par deste fundo, a Fundação EDP pretende fazer aquisições de obras de arte também no valor de 100 mil euros ao longo de 2021. No ano de 2020, a Coleção de Arte da Fundação EDP foi enriquecida com cinco novas obras adquiridas à dupla João Pedro Vale/Nuno Alexandre Ferreira, Welket Bungué, Gabriel Abrantes e Manuel João Vieira.

A Coleção de Arte da Fundação EDP foi iniciada no ano 2000 pretendendo abranger várias gerações de artistas portugueses contemporâneos, bem como várias áreas e disciplinas da criação artística. Estabeleceu-se o seu início cronológico de referência na década de 60 do século XX. É atualmente composta por mais de 2.450 obras de mais de 295 artistas.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,074,748