"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"História e Oficiais da História" de António Borges Coelho

Nesta obra, António Borges Coelho reúne um conjunto de textos de dimensões diversas.


Todos eles, no entanto, se ocupam do grande tema de sempre neste ramo da ciência: o que nos contam esses oficiais da História, aqui representados em particular por Fernão Lopes, Rui de Pina, João de Barros, Alexandre Herculano, Vitorino Magalhães Godinho e Jorge Borges de Macedo, para citar apenas os portugueses.

Este livro tem prefácio de António Lobo Antunes.

Sobre o Livro
Um universo diferenciado de artesãos tece e destece a teia inacabada da História, desde o historiador-formiga, por vezes esmagado pelo peso de um novo documento, ao alfageme que afia a lâmina dos conceitos, ao inventor de novos instrumentos, ao arquiteto que, com maior ou menor engenho, traça o risco, dispõe as colunas que suportam os tijolos das palavras. O manipulador do tempo vem de uma marcha milenar. Velho guardião da Memória, irmão da Epopeia e da Tragédia, glorificador da Comunidade e do Poder, tabelião da verdade consumível ou levita que desce às catacumbas e liberta verdades oprimidas, o historiador torna conhecido o desconhecido, na descoberta do erro estende os patamares da verdade. Encontra novos sentidos mesmo sem sentido no processo humano. Retifica e altera a visão recebida. Revela, exalta, incomoda.

Sobre o autor
António Borges Coelho nasceu em Murça, Trás-os-Montes, em 1928. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, dedica-se à investigação no campo da História desde 1957. Tem em curso a edição de uma “História de Portugal”. A sua bibliografia inclui poesia, ficção, ensaio e teatro.

Título: História e Oficiais da História
Nº págs: 280
ISBN: 978-972-21-3069-1
PVP C/ IVA 19,90€
LeYa | Caminho
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,492,214