"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Universidade do Porto propõe um corredor cultural de museus e teatros


O acesso gratuito de estudantes em museus e a integração de experiências artísticas nos planos de estudos são algumas das medidas que vão ser apresentadas na Cimeira Europeia Universidade & Cultura, que decorre a 29 e 30 de março.

Cimeira Europeia Universidade & Cultura surge da premissa de que "o livre acesso ao património cultural académico" construirá "uma cultura universitária simultaneamente artística e científica", afirma a Universidade do Porto, em comunicado.

A iniciativa, que decorre em formato 'online' nos dias 29 e 30 de março, surge no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e é organizada pelo Plano Nacional de Artes e pela Universidade do Porto, que vai avançar com o Corredor Cultural da cidade, como ponto de partida para o objetivo de corredores culturais em Portugal e no espaço europeu.

O encontro, que se inicia às 09:00 nos dois dias, conta com as intervenções da ministra da Cultura, Graça Fonseca, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, do reitor da Universidade do Porto e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António de Sousa Pereira, da Comissária Europeia para a Inovação, Mariya Gabriel, da Comissária Europeia para Coesão e Reformas, e do presidente da Associação das Universidades Europeias, Michael Murphy.

A iniciativa conta ainda com a participação de representantes de instituições internacionais e de países da União Europeia.

O ensaísta Alberto Manguel, do Centro de Estudos da História da Leitura, em Lisboa, a museóloga Jane Pickering, diretora do Museu Peabody de Arqueologia e Etnologia, de Harvard, nos Estados Unidos, o filósofo e investigador Daniel Innerarity, professor de Ciência Política da Universidade do País Basco e da London School of Economics, são outros dos intervenientes do primeiro dia da cimeira, à semelhança da comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

"Que papel pode ter a universidade no acesso democrático ao património e às artes?" e "Como cruzar instrumentos e metodologias da ciência e das artes para construir conhecimento novo?" são algumas das temáticas que especialistas europeus e responsáveis políticos vão debater durante a iniciativa.

Os diferentes painéis da cimeira abordam o acesso democrático ao património cultural, as artes como estratégia (para prestar atenção ao outro), como fonte de saúde e bem-estar e como dinamizador do desenvolvimento local e regional, a visão do mundo entre a ciência e a arte, a integração da experiência artística nos planos de estudos superiores, e os museus no "coração" das universidades.

Na ordem de trabalhos, que se estende 'online' durante dois dias, encontram-se participantes tão distintos entre si como o reitor da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, Ralph Dekoninck, o professor Rui Carvalho Homem, da Universidade do Porto, a coreógrafa Madalena Victorino, a professora, ensaísta e poeta Ana Luísa Amaral, o diretor artístico do Teatro Nacional São João, Nuno Cardoso, o artista urbano Miguel Januário (conhecido por ±maismenos±), o diretor do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Paul Smith, o diretor do Observatório Português das Atividades Culturais, José Soares Neves, e o presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, João Teixeira Lopes.

No âmbito da temática das boas práticas, a Universidade do Porto vai avançar com o Corredor Cultural do Porto, iniciativa que se inicia no próximo ano letivo, e que visa "transformar a universidade num verdadeiro lugar de cultura".

"A iniciativa vai promover o livre acesso de estudantes universitários, nacionais e estrangeiros, às estruturas museológicas da Universidade, da autarquia portuense e ainda do Museu Nacional Soares dos Reis", esclarece a instituição.

Os estudantes terão ainda descontos de 50% em bilhetes para espetáculos no Teatro Nacional São João, no Teatro do Campo Alegre e no Teatro Rivoli.

"Este acesso livre, assim como a política de descontos, irá abranger todos os estudantes do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, de todos os países abrangidos pelos acordos Erasmus+", refere.

A iniciativa será proposta às restantes universidades portuguesas para que, numa primeira fase, "se possa concretizar um Corredor Cultural Português", afirma a Universidade do Porto, acrescentando que o objetivo é que todos os estudantes universitários possam, independentemente do país de origem, "usufruir de um Corredor Cultural Europeu que inclua museus e salas de espetáculo".

Paralelamente, a Universidade do Porto vai também oferecer, a partir do próximo ano letivo, novas unidades curriculares com "competências transversais" de base cultural ou artística para os estudantes de todas as áreas de formação.

Citada no comunicado, a vice-reitora da área da Cultura da Universidade do Porto afirma que "é urgente regressar à ideia dos museus como instituições públicas de conhecimento".

Para Fátima Vieira é "imperativo que os museus se tornem parte integrante da vida no campus, espaços de encontro que motivem a aprendizagem, a investigação, a livre circulação de ideias e a criação de imaginários científicos e culturais".

"É fundamental que os museus partilhem as coleções em acesso aberto, contribuindo, de forma consistente, para a transformação digital da sociedade, consolidando as políticas democráticas da União Europeia", acrescenta.


por Lusa e Diário de Notícias | 25 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,655