"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Terra. É a Trienal de 2022

É com sentido de emergência que a 6.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa convoca Terra como tema central.


A decorrer entre outubro e dezembro de 2022, com curadoria geral da dupla Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, a Trienal 2022 promove uma reflexão a partir dos diferentes significados de Terra consoante a escala e o observador. Terra expressa o território, a urbe, a paisagem, o lugar ao qual pertencemos ou um continente visto do mar. Pode ser um planeta habitável ou matéria para cultivo. Pode estar em excesso ou fazer falta e pode ser um obstáculo ou um elemento na construção de comunidades.

Re-equacionando o futuro a partir destas leituras e do cruzamento e intercâmbio de saberes e fazeres, a equipa curatorial declara uma intenção de acção, propondo a mudança de um modelo de sistema fragmentado e linear, caracterizado pelo uso excessivo de recursos, para um modelo de sistema circular e holístico motivado por um maior e mais profundo equilíbrio entre comunidades, recursos e processos.

Numa perspetiva que procurou deliberadamente convocar vozes que pudessem trazer uma alternativa ao olhar do hemisfério Norte, a dupla de curadoria-geral convocou Anastassia Smirnova (Rússia/Holanda), Loreta Castro Reguera e Jose Pablo Ambrosi (México), Pamela Prado e Pedro Ignacio Alonso (Chile), Tau Tavengwa (Zimbabué/Reino Unido) e Vyjayanthi Rao (Índia/EUA).

Nas palavras da dupla curatorial, “Terra explora como os paradigmas recentes estão a mudar a nossa percepção de criação de lugares num planeta globalizado. Nessa conjuntura crítica, a arquitectura pode ligar-nos ao chão tanto quanto pode elevar-nos. Terra aborda como as (alter)acções climáticas, a pressão sobre os recursos e as desigualdades socioeconómicas e ambientais estão profundamente interligadas. Compreender estas situações complexas requer uma mudança de paradigma de modelos de crescimento linear das «cidades-máquina» para modelos de desenvolvimento circular das «cidades-organismo».

Já para José Mateus, presidente da Trienal de Lisboa, “na sua 6ª edição, a Trienal pretende investigar o modo como podemos pensar, desenhar, organizar ou construir, contribuindo de forma decisiva para a sustentabilidade ambiental e, em última análise, para a sobrevivência da humanidade e do próprio planeta."

O programa Terra é composto por 4 exposições, 4 publicações, 3 prémios, 3 dias de conferências e uma selecão de Projetos Associados independentes.

As quatro exposições são co-produzidas com a Fundação Caixa Geral de Depósitos/Culturgest, a Fundação Centro Cultural de Belém/Garagem Sul - CCB, a Fundação EDP/ MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia e a Fundação Millennium bcp com o MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea. As conferências são co-produzidas com a Fundação Calouste Gulbenkian. Através das suas diferentes perspectivas e olhares, o programa pretende mostrar um panorama global para o futuro da disciplina.

Exposições Nucleares

Visionárias
Culturgest
Curadoria: Anastassia Smirnova com SVESMI

Multiplicidade
MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Curadoria: Tau Tavengwa, Vyjayanthi Rao

Ciclos
Garagem Sul - CCB
Curadoria: Pamela Prado, Pedro Ignacio Alonso

Comum pelo Desenho
MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
Curadoria: José Pablo Ambrosi, Loreta Castro Reguera

As exposições são ainda o ponto de partida para o programa de conferências Talk Talk Talk que, durante três dias, leva uma série de agentes de renome do panorama internacional da arquitetura à Fundação Calouste Gulbenkian.

Estão também previstos os habituais Prémios Carreira, Début e Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp abarcando diferentes estágios da carreira de profissionais de arquitetura.

O Concurso Prémio Universidades apresenta novidades - passa a ter dois níveis de participação: um pelos estudantes de Mestrado das faculdades, outro pelos centros de investigação, e propõe quatro possíveis temáticas relacionadas com as exposições centrais. O regulamento vai ser lançado em Junho de 2021 e as melhores propostas integram um núcleo em cada uma das exposições da Trienal 2022.

Para a escolha dos Projectos Associados será lançado um open call em Junho deste ano convocando agentes de programação e criação a apresentar propostas que se realizem durante o período da Trienal 2022 em Lisboa e concelhos limítrofes. Serão seleccionadas 12 propostas nacionais e internacionais, independentes e autofinanciadas, que complementam de forma plural e articulada a reflexão acerca do futuro das ecologias em arquitectura.

Com o objectivo de difundir a cultura arquitectónica contemporânea, Terra prevê a publicação de uma colecção de livros. Edições únicas dedicadas aos temas das quatro exposições nucleares e editadas pela equipa curatorial.

Em parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa, o programa é financiado pela Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura e conta com o patrocínio das marcas portuguesas MPG e JRBotas.

Com identidade visual concebida pelo atelier Barbara Says, a Trienal 2022 tem lugar entre outubro e dezembro de 2022.

+ INFO
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,934