"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Colocar o Património Cultural no centro do Pacto Ecológico Europeu

Combater as alterações climáticas é a tarefa determinante desta geração e o rico e diversificado património cultural da Europa podem ajudar a cumprir esse objetivo.


LIVRO VERDE DO PATRIMÓNIO CULTURAL: 
Breve Apresentação | Versão completa | Apresentação


Para acompanhar este caminho, organizações e especialistas do património cultural, do clima e do setor financeiro lançaram no passado dia 22 de março o Livro Verde do Património Cultural Europeu “Colocar o património comum da Europa no centro do Pacto Ecológico Europeu”.

Este importante documento é produzido pela Europa Nostra (que o Centro Nacional de Cultura representa em Portugal) em estreita cooperação com o ICOMOS e a Rede do Património Climático, com a contribuição de membros da Aliança do Património Europeu e com o apoio do Instituto do Banco Europeu de Investimento.

No evento de lançamento online, que contou com a presença de mais de 550 pessoas, Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra afirmou: “Este documento inovador demonstra a relevância do património cultural para alcançar os ambiciosos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, lançado pela Comissão Europeia para tornar a Europa o primeiro continente livre de carbono até 2050. O Pacto Ecológico Europeu declara que “Todas as ações e políticas da UE terão de contribuir para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu”. O nosso Livro Verde sobre o Património Cultural Europeu dá a resposta: “Contem com o Património Cultural!”.

O documento foi apresentado pelo seu autor principal, Andrew Potts, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Mudança Climática e Património do ICOMOS (leia AQUI a apresentação), que sublinhou que «“O Livro Verde do Património Cultural Europeu” visa integrar o património cultural na ação climática e inspirar a mobilização da comunidade do património para uma ação climática transformadora. Manter o aquecimento global abaixo de 1,5 ° C é a nossa melhor oportunidade de poupar o planeta, a sua população e as suas culturas dos piores impactos das mudanças climáticas. O Pacto Ecológico Europeu ajuda a colocar o mundo nesse caminho. O futuro do património cultural da Europa depende do seu sucesso. Ao mesmo tempo, os valores e a herança comuns da Europa oferecem um potencial inegável para ajudar a cumprir a missão do Pacto Ecológico. É por isso que o património cultural é essencial para o sucesso do Pacto Ecológico Europeu.»

O documento relaciona a contribuição do património cultural para todas as áreas-chave do Pacto Ecológico Europeu, incluindo Energia Limpa, Economia Circular, Onda de Renovação, Mobilidade Inteligente e Sustentável, Política agrícola comum/estratégia «do prado ao prato», “Green Finance” e Mecanismos para uma Transição Justa, Pesquisa e Inovação, Educação e Formação, bem como para a Diplomacia do Acordo Verde. Propõe uma série de recomendações concretas tanto para os responsáveis pelas políticas como para as partes interessadas no património cultural. Potenciais conflitos, reais ou percecionados, entre a salvaguarda do património e a ação do Pacto Ecológico Europeu são também identificados, bem como estratégias em que todas as partes ganham para superar esses conflitos.

Como seguimento, a Europa Nostra prevê lançar uma plataforma europeia sobre património e ação climática, para construir e aprofundar o conhecimento coletivo desenvolvido com este documento e com o objetivo de envolver todas as partes interessadas em garantir a implementação adequada das recomendações propostas. O Instituto do Banco Europeu de Investimento anunciou também a introdução de uma nova vertente das suas atividades futuras dedicada ao tema “Património Cultural e Ação Climática”.

O documento foi apoiado pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, parceiro da Europa Nostra desde 2013, nomeadamente no programa “7 Mais Ameaçados”. “Decidimos apoiar o Livro Verde do Património Cultural Europeu porque acreditamos que o património cultural tem o potencial de fornecer o elo que faltava entre todos os europeus e o Pacto Ecológico Europeu”, observou Francisco de Paula Coelho, Reitor do Instituto.



Numa mensagem de vídeo gravada especialmente para o evento de lançamento do Livro Verde, Ambroise Fayolle, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento responsável pela Ação Climática, enfatizou: “Gostemos ou não, estamos todos intrinsecamente ligados ao nosso passado. Da mesma forma, todos nós estamos intrinsecamente conectados ao futuro de nosso planeta. Para salvaguardar o nosso passado, precisamos de proteger o nosso futuro também. O BEI apoia o Livro Verde do Património Cultural Europeu porque acredita que o património cultural tem o potencial de fornecer o elo que faltava entre todos os europeus e o Acordo Verde da UE e constitui a base do nosso futuro comum, mais verde”.

A mensagem política e de defesa contida neste documento será também altamente relevante para outras prioridades políticas da União Europeia, como a recém-lançada iniciativa Nova Bauhaus Europeia da Comissão Europeia, da qual a Europa Nostra é um dos parceiros oficiais.

Reagindo à apresentação do documento, Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: “Tornar o património cultural da Europa mais ecológico é uma necessidade absoluta e esta é uma oportunidade única. Vamos ler, refletir e olhar para o Livro Verde do Património Cultural Europeu sob esta luz, para encontrar soluções e áreas comuns de cooperação. Sublinho mais uma vez o nosso empenho em promover e proteger o património da Europa sob todas as suas formas – tangível, imaterial, cultural e natural. Juntamente com os Estados Membros e as partes interessadas do setor, podemos continuar a salvaguardar e a desenvolver este recurso precioso para as gerações futuras”.

O Livro Verde do Património Cultural Europeu é o resultado de uma cooperação frutífera entre duas das maiores e mais antigas organizações de património do mundo: a Europa Nostra e o ICOMOS. A recém-eleita nova Presidente do ICOMOS, Teresa Patrício, destacou: “A herança cultural da Europa pode apoiar a implementação de todos os elementos do Pacto Ecológico Europeu. Estratégias baseadas na cultura podem ajudar a aumentar a ambição e a capacidade das comunidades de agir, de apoiar a adaptação e a resiliência, de contribuir para intervenções de mitigação no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e de lidar com perdas e danos causados pelos impactos climáticos. O património cultural é particularmente relevante para as estratégias do Pacto Ecológico Europeu focadas nas paisagens urbanas e rurais da Europa, como a onda de renovação e a Nova Bauhaus Europeia”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,622