"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Eucanaã Ferraz vence 1.ª edição do Prémio de Poesia de Oeiras

O livro “Retratos com Erro”, do poeta brasileiro Eucanaã Ferraz, foi distinguido com o Prémio de Poesia de Oeiras, no valor 20 mil euros. Houve mais de 700 obras a concurso.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil (Wikipedia)


Editado em 2019, pela Tinta-da-China, “Retratos com Erro” do poeta brasileiro Eucanaã Ferraz é o vencedor da primeira edição do Prémio de Poesia de Oeiras. O livro é o primeiro de inéditos que o poeta edita depois de em 2016 ter lançado, em Portugal, uma antologia da sua obra.

Segundo o júri que atribuiu assim o prémio na categoria de “Consagração” a este poeta, a escolha ficou a dever-se à “alta criatividade e capacidade de ironia da poesia de Eucanaã Ferraz, que consegue também estabelecer um diálogo frutífero com a própria literatura em língua portuguesa”.

A concurso estiveram mais de 700 obras, mais de 100 para a categoria de “Consagração”, explica o comunicado da organização a cargo da Câmara de Oeiras. O júri desta categoria foi presidido pelo ex-secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, em representação da autarquia; Patrícia Infante da Câmara (em representação do patrono do prémio) e os escritores Mia Couto, António Carlos Secchin e Fernando Pinto Amaral.

Patrocinado pelo mecenas Carlos Andrade, foi também atribuído um prémio “Revelação” a “A Fagulha”, assinado por Pedro Teias, o pseudónimo do autor português Pedro Nuno Correia Santos Patada.

Este prémio, no valor de 5 mil euros, foi atribuído, segundo o júri devido ao “valor da subtileza e da contenção, a exploração o quotidiano e a ‘solidão que entre si se visita’, através de versos que falam com elegância os diferentes estados da nossa frágil e fugaz condição humana”.

O júri desta categoria foi presidido por João Mendes Rosa, em representação da Câmara Municipal de Oeiras, Patrícia Infante da Câmara (em representação do mecenas), e os escritores Kalaf Epalanga, Ronaldo Cagiano e Jorge Reis-Sá.F

oi ainda entregue uma Menção Honrosa na categoria de “revelação” à obra “A Pressa dos Dias”, do pseudónimo A. de Alencar e cuja identidade corresponde ao brasileiro Sérgio Corrêa Miranda Filho.

Instituído pela autarquia de Oeiras, o Prémio de Poesia visa promover a importância da Poesia e contribuir para o aumento da literacia, a promoção da leitura e a valorização da Língua Portuguesa no espaço Lusófono, privilegiando uma maior proximidade da comunidade.

Nesta primeira edição concorreram 116 obras na categoria “Consagração” e 614 na categoria “Revelação”, de autores de países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e de São Tomé.


por Maria João Costa in Renascença | 22 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,664