"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Loulé participa em aliança transnacional para defender paisagem autóctone

É com o objetivo de defender a paisagem autóctone e a biodiversidade existente no concelho, mas também tendo presente as questões socioeconómicas inerentes, que a Câmara Municipal de Loulé aderiu formalmente à aliança estratégica transnacional de luta contra a erva-das-pampas (Cortaderia selloana), no âmbito do projeto internacional LIFE + STOP CORTADERIA.


A colonização por esta espécie exótica invasora, também conhecida por penachos ou plumas, está a gerar uma grave situação neste território, visto tratar-se de uma espécie que dá origem à perda de qualidade da paisagem e da biodiversidade. A Cortaderia selloana substitui-se à vegetação autóctone, provoca perda de conectividade com a fauna e reduz a produtividade das pastagens naturais, bem como das florestas.

A par das questões ambientais, esta espécie levanta também problemas de saúde pública, já que provoca alergias na população, tendo ainda um impacto negativo para a economia local, uma vez que afeta o turismo por via da deterioração das paisagens naturais, cujo combate exige uma gestão que pressupõe um elevado custo económico.

Assim, a participação neste projeto, coordenado pela Associação Amica e do qual fazem parte como sócios a AMPROS, SERCA, SEO/BirdLife, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, traduz-se “num importante passo para fazer face a esta problemática que, se nada for feito, poderá tornar-se uma séria ameaça para o concelho de Loulé”, avisam os técnicos na área do ambiente desta Autarquia.

O compromisso assumido pela Câmara Municipal de Loulé centra-se, desta forma, no objetivo comum, que une as várias entidades aderentes, de controlar a expansão da espécie exótica invasora Cortaderia selloana nos territórios do Arco Atlântico.

O Município passará a incluir esta espécie no trabalho de sensibilização e controlo de espécies exóticas invasoras que tem desenvolvido, continuando a contribuir para concretizar a ação “Combate a espécies exóticas e invasoras (e aumento da proteção da biodiversidade)”, no âmbito das opções específicas de adaptação às alterações climáticas explanadas na sua Estratégia Municipal (EMAAC), com o objetivo de tornar o território concelhio mais resiliente.

A Autarquia apela ao envolvimento da população neste projeto, solicitando a colaboração de todos para que, caso esta espécie seja avistada, seja feito o respetivo registo em https://cortaderia.cm-gaia.pt/ (se possível associando uma fotografia).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,986