"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jovem maestro português Dinis Sousa vai dirigir a Royal Northern Sinfonia

Dinis Sousa é fundador e director artístico da Orquestra XXI. Foto: Facebook Orquestra XXI


É uma dupla estreia. A orquestra regressa aos concertos e com novo maestro. O maestro português Dinis Sousa foi nomeado para dirigir a Royal Northern Sinfonia (RNS), de Newcastle em Inglaterra.

Aos 32 anos, o regente que é também fundador e diretor artístico da Orquestra XXI - que reúne músicos portugueses que trabalham no estrangeiro - vai assim dirigir a única orquestra de câmara, a tempo inteiro, no Reino Unido.

Natural do Porto, Dinis Sousa já exerceu funções de maestro à frente da Orquestra Sinfónica de Londres e da Filarmónica de Berlim. O primeiro concerto à frente da Royal Northern Sinfonia está agendado para 16 de abril, e serão interpretadas obras de Haydn, Berlioz e Prokofiev.

Em comunicado, o centro cultural Sage Gateshead, onde está sedeada a orquestra indica que a nomeação de Dinis Sousa é “um passo em direção à recuperação” da atividade em tempo de pandemia. Esta institução sublinha “o papel vital da música na melhoria da saúde e bem-estar”.

Segundo o comunicado, Dinis Sousa “vai ter um papel ativo na vida musical da região, trabalhando ao lado de músicos da RNS para chegar a novos públicos nas escolas, online, em toda a região e nas célebres salas de Sage Gateshead”.



No plano das reações, o jovem maestro já disse que se sente “em casa”. Dinis Sousa realça a “emoção de fazer música” e a “energia coletiva” dos músicos da orquestra e mostra-se “honrado” com a nomeação. “Ansioso” por marcar este “novo capítulo” na história deste agrupamento musical, Dinis Sousa manifesta-se entusiasmado porque nos próximos meses, vão juntar-se à orquestra novos músicos.

“Mal podemos esperar por finalmente poder partilhar música ao vivo com a nossa comunidade cada vez maior”, afirmou o maestro.

Também o embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes se mostrou “orgulhoso” com a nomeação. “Como Embaixador de Portugal no Reino Unido e amante de música, foi com grande alegria, e mesmo orgulho, que recebi a notícia que o Dinis Sousa será o próximo Maestro Principal da Royal Northern Simphony”, afirmou o diplomata que considera esta “uma escolha merecida”, destacando “a profunda cultura musical, o rigor e a exigência na sua prática” deste jovem maestro.

Já o diretor da Royal Northern Sinfonia, Thorben Dittes destacou a ligação especial de Dinis Sousa tem desde há muito com a orquestra. “É claramente um talento excecional e estamos muito entusiasmados com o enorme potencial artístico que Dinis, como nosso novo Maestro Principal”, disse o responsável.

O regresso da orquestra aos palcos está marcado para 16 de abril. É um concerto inserido num ciclo intitulado “Novos começos” e será no palco do Sage Gateshead, com transmissão por via digital. O público só deverá regressar à sala de concertos na primavera ou verão.

O espetáculo às oito da noite, hora britânica, contará com a mezzo soprano Sarah Connolly e serão interpretadas obras de Lili Boulanger, a sexta sinfonia de Haydn, “Les Nuits d'été” de Berlioz e uma sinfonia de Prokofiev.


por Maria João Costa in Renascença | 18 de março de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,785,440