Notícias
Minta & The Brook Trout editam novo disco em Abril
Primeiro single já disponível.
“Matador”, o tema de avanço do novo registo discográfico de Minta & the Brook Trout está disponível a partir de hoje nas plataformas digitais. Demolition Derby, o aguardado quarto álbum de estúdio da banda, chega às lojas no próximo dia 16 de Abril e já pode ser adquirido em pré-venda no bandcamp da banda.
O concerto de apresentação do novo disco tem data marcada a 24 de Maio, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e os bilhetes já estão à venda.
Demolition Derby chega no ano em que se assinalam 15 anos do início do projecto que deu origem a Minta & the Brook Trout, banda fundada por Francisca Cortesão (voz, guitarra eléctrica e acústica) e composta por Mariana Ricardo (baixo e voz), Margarida Campelo (piano, piano eléctrico, sintetizador e voz) e Tomás Sousa (bateria e voz).
Escrita e composta por Francisca Cortesão, “Matador” antecipa a chegada do novo conjunto de canções – escritas ao longo de dois anos e levadas a estúdio em Dezembro de 2020.
“Matador” foi a primeira das músicas a ser escrita para o disco que viria a chamar-se Demolition Derby, no longínquo ano de 2018. Ouvindo-a agora, percebo que estão lá muitos dos assuntos que percorrem todo o álbum: paisagens artificiais, a relação com a passagem do tempo, auto-ilusões e desilusões e, finalmente, uma tentativa de fazer as pazes com um certo tumulto interior. “Matador” podia referir-se a um toureiro, a um modelo de carro ou a uma editora discográfica que me é muito cara. Mas no caso refere-se a um modelo de órgão fabricado pela Farfisa, em que toquei pela primeira vez a linha de órgão que veio a transformar-se nesta canção. Na versão do disco, a linha original continua lá, a aparecer e a desaparecer, mas acabou por nunca ser gravada num Matador.
Francisca Cortesão