Notícias
"Programa Atlantis" transforma o oceano nas novas salas de aula
Depois da Expedição “Açores Atlantis 2019” realizada pela Oceans and Flow, nasce o “Programa Atlantis”, uma proposta educativa para jovens em ambiente escolar que promove, de uma forma inovadora e pioneira em Portugal, a Literacia do Oceano, a partir da combinação do mergulho livre com educação ecológica e desenvolvimento humano.
Os participantes desta primeira edição consistem num grupo de 21 alunos do 8º ano da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho. No entanto, todos os 470 alunos e a comunidade local irão beneficiar da implementação do projeto coletivo na escola. Ao apostar numa forte componente prática, este programa tem como base metodológica três pilares: Jogo Oásis, Freediving e Ecologia Profunda. O primeiro é uma ferramenta de desenvolvimento humano e social. Trata-se de um jogo social de mobilização de um grupo de alunos que, através dos seus talentos e de forma colaborativa, desenvolvem um projeto para implementar na própria comunidade. Por sua vez, o Freediving consiste na iniciação ao mergulho em apneia de forma a desenvolver várias capacidades físicas e mentais, ao mesmo tempo que se conhece a biodiversidade marinha. E por fim, a Ecologia Profunda como visão da interdependência de todos os seres e a noção de que não existe separação entre Natureza e seres humanos.
O grande diferencial do “Programa Atlantis” é a aposta na educação vivenciada que traz aos alunos não só a esperança e inspiração num momento desafiante como o que vivemos, como permite também saberem o que podem fazer para preservar e diminuir o impacto nos ambientes marinhos. Nesse sentido, os alunos vão ainda participar numa visita às pradarias marinhas do Sado e na ação de limpeza da praia.
O “Programa Atlantis” desdobra-se ainda em ações e eventos abertos à comunidade no Ocean Talks, um evento de palestras online com oito especialistas convidados, que irão partilhar a sua relação com o mar, os seus projetos e outras histórias ligadas ao oceano; oWorkshop “De Corpo e Alga”que, com a ajuda de um biólogo marinho, convida os participantes a recolher algas do mar para saber mais sobre o seu valor nutricional e como podem ser cozinhadas e incluídas na dieta alimentar. O “Programa Atlantis” termina com uma Exposição na marginal da Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, com fotografias de todas as etapas do projeto, numa galeria ao ar livre.