"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Os literários conselhos de Patricia Highsmith

Um ensaio de referência, que incide na escrita de ficção e a explica magistralmente, numa nova e melhorada tradução.


No passado dia 19 de janeiro celebrou-se o centenário do nascimento de Patricia Highmith (1921-1995), célebre ícone da literatura norte-americana e mestre do romance de suspense. A sua obra conta atualmente com vinte e oito adaptações ao cinema e está traduzida em mais de quarenta línguas, tornando-a uma das mais bem-sucedidas escritoras de sempre.

Obra há muito ausente das livrarias nacionais, Suspense ou a Arte da Ficção é um ensaio de referência, que incide na escrita de ficção e a explica magistralmente, agora numa nova e melhorada tradução (Rita Canas Mendes).

Patricia Highsmith deixa o aviso: este pequeno livro não é um manual de instruções. E acrescenta que o único segredo para o sucesso de um escritor é a sua individualidade. Cabe-lhe a ele arregaçar as mangas, dizer o que tem a dizer e nunca desistir. Ainda assim, a arte do suspense — e da ficção literária em geral — contempla um conjunto de aspetos, desde a ideia inicial para a história à laboriosa fase de reescrita e revisão, que merecem a atenção da prestigiada autora e alguns conselhos práticos.

Compondo um autorretrato enquanto escritora, Highsmith partilha neste valioso livro as inspirações, aprendizagens, êxitos e fracassos da sua longa e bem-sucedida carreira, oferecendo aos leitores uma chave para o seu sucesso.

Patricia Highsmith (1921-1995) nasceu em Fort Worth, no Texas, e aos seis anos mudou-se para Nova Iorque, onde frequentou o liceu Julia Richman e a Barnard College. No último ano do curso foi editora da revista universitária, tendo aos dezasseis anos decidido tornar-se escritora. Foi vencedora dos prestigiados Edgar Allan Poe Scroll da Mystery Writers of America e o Grand Prix de Littérature Policière. Autora de vinte e dois romances e nove coletâneas de contos, Patricia Highsmith faleceu em Locarno, na Suíça, em fevereiro de 1995.

(Ed. Cavalo de Ferro | 144 pp | 14,99€).
Primeiros capítulos disponíveis para leitura aqui. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,491,964