"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pat Metheny lança álbum "Road To The Sun"

Existem poucos músicos que continuam a reinventar-se ano após ano, e menos ainda os que mantêm a inovação e a excelência de uma carreira, que já tem décadas.


Pat Metheny é um dos poucos artistas no mundo a quem podemos atribuir esse estatuto, e isso apenas dá início a uma conversa sobre a sua imprevisibilidade e força na música.

Four Paths Of Lights, Part 2 (OUVIR AQUI) Road To The Sun, Part 2 (OUVIR AQUI) anteciparam o lançamento deste novo álbum e, mais uma vez, surpreenderam e deslumbraram revelando um novo aspeto da sua infinita capacidade de mostrar novas perspetivas da sua irreconhecível sonoridade. Four Paths Of Lights, Part 2 apresenta dimensões impressionantes, onde a cor é quase usada de uma forma sinfónica, um verdadeiro contraste de humor numa unidade temática. Captura a expressão emocional de Pat, variando de diferentes formas, entre atmosferas assustadoras e outras onde reina a harmonia, passando por melodias deliciosas. A essência que Jason Vieaux, como jogador traz para a mesa é representada claramente no toque incrível que dá a Four Paths Of Lights, Part 2.

Dois novos importantes trabalhos, executados por um dos cinco maiores guitarristas do mundo, Metheny traça novas fronteiras entre os diferentes géneros, e simultaneamente revela novas facetas da sua já extensa linguagem pessoal.

Jason Vieaux, vencedor dos Grammy é descrito pela NPR como “o guitarrista clássico mais emotivo e preciso da sua geração”, tendo este sido escolhido por Metheny para apresentar o seu solo de guitarra a quatro movimentos, em Four Paths of Light.

A peça central deste novo trabalho de Pat Metheny é Road to The Sun, uma peça de seis movimentos criado para outro vencedor dos prémios Grammy, Los Angeles Guitar Quartet LAGQ. Metheny descreve-os como “uma das melhores bandas do mundo”.

No final, Road to The Sun não é nada mais do que outro grande disco de Pat Metheny. Será classificado ao lado de Secret Story, Bright Size Life, 80/81, One Quiet Night, Still Life (talking), Song X, e todos os outros, sendo considerado como um trabalho inesperado ao qual deu uma deliberada reviravolta, inevitável para um género que apenas tem um elemento em comum: o estilo único de Metheny.

Ao longo da sua ilustre carreira, lançou mais de quarenta álbuns, foi 20 vezes vencedor dos Grammy Awards, Pat Metheny é ainda o único artista que ganhou os Grammy em 12 categorias diferentes, incluindo Best Rock Instrumental, Best Contemporary Jazz Recording, Best Jazz Instrumental Solo, e Best Instrumental Composition, entre outras.

O seu primeiro sucesso a nível internacional deu-se em 1974, e o seu alcance musical é quase inigualável. Ao longo dos anos, atuou com artistas tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Jim Hall, Milton Nascimento e David Bowie, ao mesmo tempo que, projecta a sua própria identidade, independentemente do cenário em que atua.

Follow Pt Metheny
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,087,999