"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pat Metheny lança álbum "Road To The Sun"

Existem poucos músicos que continuam a reinventar-se ano após ano, e menos ainda os que mantêm a inovação e a excelência de uma carreira, que já tem décadas.


Pat Metheny é um dos poucos artistas no mundo a quem podemos atribuir esse estatuto, e isso apenas dá início a uma conversa sobre a sua imprevisibilidade e força na música.

Four Paths Of Lights, Part 2 (OUVIR AQUI) Road To The Sun, Part 2 (OUVIR AQUI) anteciparam o lançamento deste novo álbum e, mais uma vez, surpreenderam e deslumbraram revelando um novo aspeto da sua infinita capacidade de mostrar novas perspetivas da sua irreconhecível sonoridade. Four Paths Of Lights, Part 2 apresenta dimensões impressionantes, onde a cor é quase usada de uma forma sinfónica, um verdadeiro contraste de humor numa unidade temática. Captura a expressão emocional de Pat, variando de diferentes formas, entre atmosferas assustadoras e outras onde reina a harmonia, passando por melodias deliciosas. A essência que Jason Vieaux, como jogador traz para a mesa é representada claramente no toque incrível que dá a Four Paths Of Lights, Part 2.

Dois novos importantes trabalhos, executados por um dos cinco maiores guitarristas do mundo, Metheny traça novas fronteiras entre os diferentes géneros, e simultaneamente revela novas facetas da sua já extensa linguagem pessoal.

Jason Vieaux, vencedor dos Grammy é descrito pela NPR como “o guitarrista clássico mais emotivo e preciso da sua geração”, tendo este sido escolhido por Metheny para apresentar o seu solo de guitarra a quatro movimentos, em Four Paths of Light.

A peça central deste novo trabalho de Pat Metheny é Road to The Sun, uma peça de seis movimentos criado para outro vencedor dos prémios Grammy, Los Angeles Guitar Quartet LAGQ. Metheny descreve-os como “uma das melhores bandas do mundo”.

No final, Road to The Sun não é nada mais do que outro grande disco de Pat Metheny. Será classificado ao lado de Secret Story, Bright Size Life, 80/81, One Quiet Night, Still Life (talking), Song X, e todos os outros, sendo considerado como um trabalho inesperado ao qual deu uma deliberada reviravolta, inevitável para um género que apenas tem um elemento em comum: o estilo único de Metheny.

Ao longo da sua ilustre carreira, lançou mais de quarenta álbuns, foi 20 vezes vencedor dos Grammy Awards, Pat Metheny é ainda o único artista que ganhou os Grammy em 12 categorias diferentes, incluindo Best Rock Instrumental, Best Contemporary Jazz Recording, Best Jazz Instrumental Solo, e Best Instrumental Composition, entre outras.

O seu primeiro sucesso a nível internacional deu-se em 1974, e o seu alcance musical é quase inigualável. Ao longo dos anos, atuou com artistas tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Jim Hall, Milton Nascimento e David Bowie, ao mesmo tempo que, projecta a sua própria identidade, independentemente do cenário em que atua.

Follow Pt Metheny
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,788,414