"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas

Microbiologista francês mostra como nos podemos preparar para futuras epidemias.


Perante a ameaça de futuros ataques virais dez vezes mais nocivos do que a COVID-19, Didier Raoult, médico, especialista em bactérias, vírus e pandemias, apresenta um estudo, com base em estatísticas e factos históricos relacionados com anteriores epidemias, que descarta os alarmismos do sensacionalismo diário e nos prepara para os sucessores do atual coronavírus. Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas é o mais recente título da coleção Livros Vermelhos da Guerra e Paz Editores. O livro chega aos espaços já abertos da rede livreira nacional no próximo dia 9 de março e estará ainda disponível no site da editora. 

Ainda estamos a tentar encontrar a tão aclamada imunidade de grupo para a COVID-19 e já se multiplicam as projeções de novas crises sanitárias para o futuro do mundo. O magnata norte-americano Bill Gates, uma das vozes mais ativas entre os que fazem alertas, tem vindo a apontar para o surgimento de ataques virais dez vezes mais nefastos do que o novo coronavírus, mas não sabemos quando chegarão, nem que tipo de vírus serão ou se serão alguma doença nova.

Perante o medo do inexplicável, como é que nos podemos preparar? Segundo Didier Raoult, a história tem a solução para esses anseios. O reputado especialista em microbiologia e epidemias, responsável pela descoberta da bactéria da Peste Negra, afirma que o pânico tem vindo a comandar as mais as decisões dos políticos e governantes do que o realismo, a ciência e a «calma das velhas tropas».

No ensaio Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas, um sucesso de vendas em França que agora chega a Portugal, afirma que «todas as potenciais epidemias que considerávamos assustadoras», entre as quais a doença das vacas loucas e as gripes das aves, dificilmente ultrapassaram os 10 mil mortos, num mundo onde assistimos a 56 milhões de mortes por ano», o mesmo número que a cólera, epidemia que diz ter sido negligenciada.

Polémico, Didier Raoult afirma ainda que vírus como o H1N1 mataram menos pessoas em França em 20 anos do que os acidentes rodoviários com trotinetas, acusando a comunicação social de propagar a «desconexão total entre a realidade observável e a realidade reportada».

Assume que «desta vez, é incontestável que assistimos a uma verdadeira pandemia», mas acredita que em breve o SARS- CoV-2 desapareça ou se resuma a um ecossistema específico como o coronavírus da Arábia Saudita que, neste momento, se resume a uma população de camelos.

Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas estará disponível, a partir do dia 9 de Março, nos locais abertos da rede livreira nacional. A mais recente edição dos Livros Vermelhos da Guerra e Paz Editores poderá ainda ser adquirida no site da editora.   

Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas
Não-Ficção / Ensaio
Livros Vermelhos
152 páginas · 15x20 · 16,00€ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,736,932