"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coletivo do Porto lança 1º roteiro de arte na paisagem da Região Centro

O coletivo formado pelo escritório MAG (Marta Aguiar e Mariana Costa) com a artista Sofia Marques de Aguiar criaram o 1º roteiro de arte na paisagem da região centro.


As três obras do Roteiro da Cortiçada foram desenvolvidas pelo coletivo para lugares específicos num processo de intensa comunicação com as comunidades que os habitam de forma que as intervenções fossem ao encontro das suas aspirações e contribuíssem para a valorização da identidade dos lugares.

O Farol dos Ventos destaca-se na paisagem de Proença-a-Nova sinalizando a crista da Serra das Talhadas através de uma sequência de cabos de cor cuja superfície e movimento aparentes sugerem um pássaro que vai levantar voo.

O impacto estético do Farol decorre da escala da obra mas também da delicadeza da linha de contacto entre os cabos a crista quartzítica. Localizada junto à “cova da moura, o Farol sinaliza a mudança e remete para as memórias da cultura coletiva.

Na Sertã a obra Véu transforma as perspetivas da ponte filipina, da ribeira e do Parque da Carvalha através de uma sequência de superfícies espelhadas que ora refletem paisagens ora espelham um profundo e escuro vazio.

O impacto estético do Véu decorre sobretudo da sugestão de movimento e da ilusão de suspensão associadas à fragmentação da paisagem refletida, provocando um efeito de sinestesia.

A Moon Gate define um momento de paragem no percurso da ribeira de Oleiros sugerindo, pela sua geometria circular e pela cor âmbar, uma entrada ou um recomeço. Esta intenção simbólica, reforçada pelo nacarado e pela aparente mutação das cores, remete para a memória coletiva de Oleiros sobre as viagens do Padre António de Andrade.

A Moon Gate é uma obra de estética magnetizante, cuja delicadeza é evidenciada pelo rigor da suspensão nas árvores e cujo mistério é acentuado quando iluminada à noite.

O Roteiro de arte na Paisagem da Cortiçada foi desenvolvido pelo coletivo MAG-Marques de Aguiar e Sofia Marques de Aguiar entre 2019/2020 para os Municípios de Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã com o financiamento da Dgartes. Em 2021 o coletivo dará continuidade a este projeto com mais duas obras de arte a lançar o Roteiro de Arte nas Linhas de Água. 

+ INFO:
MAG, Marques de Aguiar. http://magarquitectura.pt/
Sofia Marques de Aguiar. http://www.sofiaaguiar.com/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,087,559