"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tavira cria percurso para observação e registo da biodiversidade em Cachopo

Estação de Biodiversidade de Cachopo inclui percurso pedestre de um quilómetro e os visitantes podem colaborar tirando fotos e partilhando-as. Um contributo para a monitorização e para a manutenção da biodiversidade.

Foto de Teresa Pacheco Miranda

O Município de Tavira criou um percurso para a observação e registo da biodiversidade 
em Cachopo, na serra algarvia, convidando os amantes da natureza a percorrer o percurso e contribuir para monitorização da sua fauna e flora.

“O percurso está demarcado e pede-se às pessoas que, para além de fazerem o percurso, tenham uma participação activa, registando fotografias das espécies que observam e as partilhem” na página oficial, revelou à Lusa a chefe de divisão de Ambiente da Câmara do distrito de Faro.

A Estação de Biodiversidade de Cachopo (E-Bio) consiste num percurso pedestre de “um quilómetro, coincidente com a parte da secção 5 da Via Algarviana”, numa zona caracterizada pela presença de “grandes sobreiros e densos matos mediterrânicos”, adiantou Telma Conceição.

Aquela responsável sublinhou que ao longo do trajeto foram colocados “oito painéis dispersos” (em português e inglês), onde se pode consultar “informação científica sobre a diversidade biológica”.

Estes placares funcionam como uma espécie de “guia de campo identificativo da flora e da fauna”, onde se encontram imagens e comentários sobre plantas e animais comuns, especialmente insetos, que “servem de base para a conservação dos ecossistemas terrestres”, esclareceu.

O percurso tem início perto da povoação, junto à estrada nacional 124 – a sudoeste da aldeia de Cachopo, em direção a São Brás de Alportel –, e leva os caminhantes por num local de elevada riqueza biológica e paisagística”, sublinhou.

Telma Conceição revelou que esta primeira estação estabelecida em Tavira mantém o objetivo de outras já existentes no país de “aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural e, especialmente, promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora”.

O pedido é para que, na sua visita, os visitantes tirem apenas as fotos e as partilhem na plataforma, num contributo não só para a monitorização, mas também para a manutenção da biodiversidade, acrescentou.

O projeto surge como uma proposta da associação Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e é implementado numa parceria entre o município e a Junta de Freguesia de Cachopo. 


por Lusa e Público | 17 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,788,021