Notícias
X edição do Prémio Aldónio Gomes é dedicada ao Texto Dramático
Aproxima-se o final do prazo de candidaturas à X edição do Prémio Aldónio Gomes, instituído pelo Departamento de Línguas e Culturas (DLC) e Reitoria da Universidade de Aveiro (UA). A edição deste ano é dedicada ao Texto Dramático. Os inéditos a concurso devem dar entrada no DLC/UA até ao dia 5 de março.
Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o DLC, em parceria com a Reitoria da UA, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, de modo a honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado a esta Universidade.
Na presente edição (2021), o prémio destina-se a galardoar um inédito, na categoria de Texto Dramático (ver www.ua.pt/dlc e http://www.facebook.com/UA.DLC).
As obras a concurso devem dar entrada no DLC até ao dia 5 de março de 2021, podendo ser enviadas por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do DLC, em envelope fechado, com o seguinte endereço:
“Prémio Literário Aldónio Gomes 2021”
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810-193 AVEIRO
Datas a fixar:
As obras a concurso devem dar entrada no DLC até ao dia 5 de março de 2021.
O resultado do concurso será divulgado no dia 21 de maio de 2021.
Regulamento
O regulamento pode ser consultado em: https://www.ua.pt/pt/dlc/page/17820
Aldónio Gomes
Aldónio Gomes foi fundador e diretor da Telescola, uma outra escola que chegava pela televisão a preto e branco, a partir de 1965, e recentemente renovada dada a crise pandémica. Foi ainda pedagogo, autor de inúmeros trabalhos e divulgador de literaturas de língua portuguesa. Aldónio Gomes deixou um acervo que é um dos mais relevantes entre as coleções da UA. A academia aveirense criou o prémio literário com o seu nome.
Mais informações sobre o trabalho e o legado de Aldónio Gomes AQUI