"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Instituto da Universidade de Lisboa está a mapear o território cultural e artístico do país

Foto de Paulo Pimenta


Inquérito endereçado aos profissionais do setor foi lançado pelo Centro de Administração de Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

A ausência de um conhecimento efetivo da atividade cultural do país e dos seus agentes é uma realidade que vem sendo referida nos últimos tempos, tanto pelas estruturas do setor como pelo Ministério da Cultura (MC). Foi também a consciência dessa lacuna que levou a equipa do Centro de Administração de Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (CAPP-ISCSP) da Universidade de Lisboa a avançar com o projeto de “Mapeamento do Território Cultural e Artístico em Portugal”, que, tendo sido lançado há cerca de um ano, entrou esta quinta-feira na fase de inquérito a todos os agentes e interessados.

Com coordenação do sociólogo e professor do ISCSP Paulo Castro Seixas, este trabalho teve origem num outro que foi concluído, e divulgado, em 2018, sobre “O perfil do autor em Portugal”. “Tratou-se de uma pesquisa que nos foi encomendada pela SPA [Sociedade Portuguesa de Autores], e que visou sobretudo os autores com direitos intelectuais, estivessem ou não inscritos na Sociedade”, explica ao PÚBLICO Paulo Castro Seixas.

Consciente da incompletude desse levantamento, a equipa do ISCSP propôs-se alargar o mapeamento a todos os autores e artistas no país, trabalho que, entretanto, seria substituído por um outro visando um tema mais restrito, e que resultou numa dissertação de mestrado sobre as “Vulnerabilidades dos autores em Portugal’ — e que esta quinta-feira foi publicamente apresentado no Instituto da Universidade de Lisboa.

Quantos são, quem são, onde estão

Mas o surgimento da covid-19 levou a equipa do CAPP-ISCSP a decidir avançar também com esse tão necessário levantamento mais geral. “Por causa da epidemia, avançámos para uma ideia mais abrangente de mapeamento do território cultural e artístico”, explica o coordenador. À imagem de outros organismos, e do próprio MC, “tínhamos essa consciência de que era necessário um maior conhecimento do setor da cultural em Portugal e, com a pandemia, isso tornou-se ainda mais urgente”, acrescenta o coordenador do estudo.

Saber quantos são, quem são e onde estão os profissionais dos setores culturais e artísticos; identificar as diferenciações no setor de forma a fazer propostas para uma melhor classificação das profissões nestas áreas; abrir caminhos de investigação, consultoria e formação que possibilitem uma maior inter-relação entre os setores da cultura e a Universidade — eis alguns dos principais eixos do projeto que começou a ser desenvolvido há cerca de um ano.

Na primeira fase, esse trabalho passou pela realização de muitos pré-testes com profissionais independentes, mas também por várias reuniões com estruturas como a Ação Cooperativista e a Convergência com a Cultura, além da SPA. Simultaneamente, o Instituto da Universidade de Lisboa solicitou a parceria do MC, mas ainda está à espera da resposta. “O nosso é um projeto académico, que visa ter resultados para um melhor suporte para políticas públicas na área da cultura”, esclarece Paulo Castro Seixas.

A fase final deste processo completa-se a partir desta quinta-feira com o lançamento de um questionário, que os visados (e interessados) poderão encontrar neste endereço. Os resultados deverão ser conhecidos num prazo de seis meses, estima o coordenador.


por Sérgio C. Andrade in Público | 17 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,788,155