"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Orquestra Geração alarga a sua área de atuação e chega a Tondela e Castanheira de Pera

É através do Projeto Comunidades Geração, uma iniciativa de caráter inovador e de empreendedorismo social, que a Orquestra Geração pretende combater o insucesso e abandono escolar e promover a integração social das crianças e dos jovens de Tondela e Castanheira de Pera e das suas comunidades. 


A iniciativa, congénere da Orquestra Geração, intervém junto de 45 crianças e jovens do 1º e 2º ciclos de escolaridade dos concelhos de Tondela e Castanheira de Pera.

Atualmente a funcionar à distância, devido à pandemia Covid-19, o projeto de integração social da Orquestra Geração oferece a oportunidade de acesso à educação musical a crianças oriundas de contextos socioeconómicos vulneráveis e com menores rendimentos escolares. Além de promover a integração social, o projeto pretende fomentar o desenvolvimento individual e relacional destas crianças, de forma equilibrada e harmoniosa, através da conjugação de benefícios emocionais, intelectuais e de competências técnicas a nível musical, alargando as suas perspetivas de vida e promovendo uma maior mobilidade social. O Diretor da Orquestra Geração, António Wagner Diniz, considera que “com o projeto Comunidades Geração conseguimos alargar a nossa intervenção a mais escolas com o modelo da Orquestra Geração e, por conseguinte, ajudar mais crianças e comunidades a construírem futuros mais sustentáveis.”

Em Tondela, as crianças do Projeto Comunidades Geração terão a oportunidade de aprender a tocar violino, viola d’arco e violoncelo. Já em Castanheira de Pera, poderão aprender a tocar violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e saxofone. As aulas são orientadas por um grupo de professores especializados e qualificados nos instrumentos lecionados, em ciências musicais, musicoterapia, expressões artísticas e psicologia. O processo de entrada dos alunos é apenas motivacional e não baseado em competências musicais prévias.

O Projeto Comunidades Geração é uma iniciativa da Orquestra Geração, promovida pela Associação das Orquestras Sinfónicas e Juvenis Sistema Portugal e co-financiada por Fundos Sociais Europeus, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego 2020, pelas Câmaras Municipais de Tondela e de Castanheira de Pera, e pela Associação de Solidariedade Social D. Pedro V. O projeto é igualmente apoiado pela Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e pela Orquestra Clássica do Centro.

Considerada entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento, de toda a União Europeia, em 2013 e 2014, e recetora da medalha de ouro das comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, atribuída pela Assembleia da República em 2018, a Orquestra Geração, criada em 2007, é um projeto de cariz social para jovens que visa formar, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento pessoal e comunitário dos mesmos através da música. Em pouco mais de dez anos, a Orquestra Geração cresceu e reúne mais de 1300 crianças e jovens, distribuídos pelos concelhos de Amadora, Almada, Vila Franca de Xira, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra e Coimbra.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,790,976