"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro de S. Carlos lança concurso para jovens compositores

As candidaturas estão abertas até 30 de junho a compositores portugueses ou residentes em Portugal.

Foto: TNSC


O Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC) lançou um desafio a compositores, até aos 25 anos, para criarem obras que serão estreadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e/ou pelo Coro do TNSC.

"Cada compositor poderá concorrer com uma obra composta numa das seguintes formações: clássica ou sinfónica; coral-sinfónica; camerística (mínimo de 15 elementos)", explica o TNSC em comunicado.

As candidaturas estão abertas até 30 de junho a compositores portugueses ou residentes em Portugal, adianta o TNSC que acrescenta ser esta uma "possibilidade de escrever em tempo de confinamento causado pela pandemia".

A obra premiada será executada em estreia absoluta, no Teatro de São Carlos, em Lisboa, e editada pela AvA Musical Editions.

No mesmo comunicado, o TNSC anunciou ainda a estreia, "em breve", de uma iniciativa do seu Projeto Educativo, intitulada "ABC... Compositores!".

Esta é "uma série "online" que será estreada em breve, com o objetivo de dar a conhecer parte da vida e obra de alguns compositores, mas também para incentivar a criação e a criatividade dos jovens compositores".

A série "ABC... Compositores!" inclui os portugueses Alfredo Keil (1850 - 1907), autor do Hino Nacional, "A Portuguesa", e da ópera "D. Branca", entre outras criações, Luís de Freitas Branco (1890 - 1955), autor da sinfonia dramática "Manfred" e da peça "Canto do Mar", e o contemporâneo Nuno Côrte-Real, que recentemente editou em CD o seu projeto "Time Stands Still", no qual cruza as suas composições com as canções do compositor inglês John Dowland (1563-1626).

A série inclui ainda o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), os alemães Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Felix Mendelssohn (1809-1847), os italianos Antonio Vivaldi (1678-1741), Giuseppe Verdi (1813-1901) e Giacomo Puccini (1858-1924) e o compositor Gustav Mahler (1858-1924), nascido na Boémia, ainda sob administração imperial austro-húngara.


por Lusa e Renascença | 9 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,790,531