Notícias
Coleção do Museu do Caramulo recebe NSU Quickly TT/K de 1960
A moto foi doada ao Museu do Caramulo por Carlos Fortunato Alzina Seruya e já se encontra em exposição.
A germânica NSU foi uma dessas marcas presentes neste nicho de mercado, tendo apresentado em 1953 o modelo Quickly que foi sofrendo as mais diversas alterações até ao ano de 1968, altura em que contava já com um milhão de unidades vendidas.
A NSU de 50cc presente na colecção do Museu do Caramulo, reporta à versão TT/K, sendo que 12.200 unidades foram transaccionadas entre os anos de 1960 e 1961. Possui a particularidade de apresentar um assento duplo bem moldado, o que permitia ao motorista adoptar qualquer postura em andamento e ainda transportar um passageiro, não faltando as peseiras para conforto do pendura.
Além do mais, a proposta TT/K remetia para uma tendência desportiva da época com o braço oscilante dianteiro e a suspensão traseira a serem um excelente argumento de vendas, associado ao facto do depósito de combustível levar 2,5 litros, o que permitia uma maior autonomia. O motor era accionado por pedal de kick, havendo ainda a registar o farol dianteiro fechado, com o velocímetro a ser embutido no guiador.
Sobre o Museu do Caramulo
Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas. Mais informação em www.museudocaramulo.pt.