"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Algarve a pedalar: novo guia com 20 percusos cicláveis e uma rota de 223 quilómetros

Por estradas rurais, caminhos de terra ou gravilha compactada: Turismo do Algarve lança guia dedicado ao cicloturismo com percursos circulares pensados para passear. Percursos simples e bonitos e um extra: uma grande travessia pelo barrocal para cruzar toda a região.

A pedalar pelo Algarve: aqui, Aljezur, Carrapateira DR

 

Com o clima a ajudar, o Algarve é destino ideal durante o ano inteiro para passeios de bicicleta. Essas “excelentes condições para a prática do ciclismo” são destacadas pelo Turismo do Algarve com o guia agora lançado onde são destacados 20 novos percursos. Quem prefere fazer tudo a pé, ou quiser equilibrar os passeios de bicicleta com as caminhadas, pode seguir para outro guia recentemente lançado e que inclui 51 percursos pedestres.

Foram “desenhados especialmente para os amantes da modalidade que procuram explorar a região de uma forma mais activa”, garante-se na publicação. Os percursos são todos circulares e dificuldade técnica baixa (em geral, alguns têm pontos algo mais exigentes), pensados para fazer em família, com todas as paragens a que se tem direito por pontos naturais, culturais, gastronómicos. E devagarinho, para ter tempo para conversar com quem por aqui vive.

Por “estradas rurais, municipais e caminhos de terra ou gravilha compactada”, os percursos são adequados para “bicicletas de touring ou trekking e em formato de passeio”, tendo sido desenhados “em todos os municípios do Algarve, com início e fim no mesmo local, que permite a visita a vários pontos de interesse turístico em cada concelho”.

É escolher praia ou campo por Aljezur a Vila Real de Santo António, passando por Monchique, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão e Tavira, São Marcos da Serra ou São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim até Tavira.

Como exemplos, pode fazer-se à serra e pedalar por Monchique, percurso algo mais exigente tendo em conta os sobe-e-desce que seriam de esperar por aqui. Por outro lado, é garantida a beleza natural e muitos momentos a sós. Além de serpentear pela estrada nacional ("tráfego reduzido” com vista para norte do concelho, prepare bem as pernas para subir até à Picota e depois à Fóia. Até ao ponto de chegada, há muito que subir e descer, da Fornalha às Caldas de Monchique (a nossa sugestão é aproveitar para descansar as pernas por aqui). E depois, toca a subir até Monchique, de olhos na Fóia...

Mais perto do mar? Tome por exemplo as rotas de Vila do Bispo. É ir até à praia do Zavial, dar bem ao pedal pelas Hortas do Tabual e até ao parque eólico. Há muita paisagem para ver até ao Cabo de São Vicente. Se quiser regressar de Sagres a Vila do Bispo, pela costa, é só seguir sempre a subir...

Para um interior com muita água, pode experimentar o percurso de Loulé, que começa e acaba na aldeia do Salir, Serra do Caldeirão. Vai passar pelas encostas da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, Penina e Benafim, admirar os contrastes barrocal-serra, parar na aldeia de Alte e ficar com muitas belezas naturais nos olhos - fixe: Fonte Grande, Fonte Pequena, Queda do Vigário.

Para quem precisa dar mais ao pedal, há a “grande travessia ao longo da zona do barrocal, cruzando toda a região”. Começa em Vila Real de Santo António e acaba em Aljezur: são 223 km e pretende ser “um complemento às rotas já existentes” (EuroVelo 1 ou Ecovia do Litoral do Algarve, Rota Vicentina, Via Algarviana e GR22)

Os percursos, informa o Turismo do Algarve, foram definidos por “um técnico especializado, tendo em conta critérios como a dificuldade técnica, os pontos de interesse turístico em cada concelho e a sua adequação a bicicletas de touring ou trekking, em formato de passeio”.

“Com o nosso novo guia pretendemos captar o interesse destes cicloturistas para o Algarve, sobretudo os provenientes do Reino Unido, da Holanda e da Alemanha”, diz, citado em nota de apresentação, o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes. O projecto de edição, parte da aposta da entidade no cicloturismo, integra-se no SustenTUR, “candidatado à Linha de Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal”.

O guia está disponível para download gratuito aqui.


por Luís J. Santos, in Público | 21 de dezembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,793,052