Notícias
Descoberto restaurante “fast food” com 2 mil anos em Pompeia
Uma equipa de arqueólogos descobriu restaurante de comida rápida, com cerca de dois mil anos, na cidade de Pompeia, em Itália, que ficou soterrada por uma erupção vulcânica do monte Vesúvio, no ano 79 d.C.
Durante as escavações foi encontrado um termopólio, loja de rua onde os romanos podiam comprar refeições e bebidas quentes.
O achado extraordinário encontra-se em bom estado de conservação. As imagens divulgadas mostram os balcões da loja decoradas com frescos que resistiram à passagem do tempo.
Esta pinturas retratam alguns dos animais utilizados nas refeições que eram vendidas no termopólio aos habitantes de Pompeia, como galinhas ou patos.
Vestígios de alimentos com cerca de dois mil anos foram encontrados em vasos de terracota, que conservavam a comida quente.
Entre os achados arqueológicos está ainda uma taça de bronze, conhecida como patera, potes de cerâmica para cozinhar guisados e sopas, frascos de vinho e ânforas.
“É uma descoberta extraordinária. É a primeira vez que estamos a desenterrar um termopólio completo”, disse à agência Reuters Massimo Ossana, diretor do parque arqueológico de Pompeia.
O restaurante de comida rápida romano poderá ser visitado pelo público a partir da Páscoa de 2021.
in Renascença | 27 de dezembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença