Publicações
Câmara de Idanha-a-Nova lança obra para os mais novos
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acaba de editar “Cultivar, Colher, Comer”, uma publicação direcionada para crianças entre os 3 e os 5 anos.
O objetivo passa por, através de jogos e atividades, familiarizar as crianças com o património material e imaterial do concelho de Idanha-a-Nova, dando destaque aos produtos endógenos, ao receituário tradicional e fazendo sempre a ponte com os espaços que integram a rede museológica municipal.
A edição assume-se como uma ferramenta que permite ao público uma abordagem autónoma à cultura e gastronomia da região, adequando-se às circunstâncias que vivemos.
Os conteúdos partem da premissa de que o lúdico é e pode ser uma fonte de aprendizagem. Com efeito, brincar estimula a interação social, cultiva a aquisição de competências ao nível da inteligência emocional e promove o desenvolvimento físico e cognitivo.
As aprendizagens beneficiam, assim, de divertidos jogos à volta do azeite, da melancia, do pão, dos bolos tradicionais, do tomate, do mel, entre outros produtos ligados à dimensão museológica e à memória viva da região.
A publicação está a ser distribuída gratuitamente pelas crianças do pré-escolar do concelho de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal.
Carla Ribeiro da Silva e Tânia Andrade foram as autoras e coordenadoras deste projeto, com design e ilustrações da BuummDesign.
A publicação foi desenvolvida no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
“Cultivar, Colher, Comer” é a terceira obra infantil que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova publica em 2020, desta vez destinada aos alunos do pré-escolar. “À Mesa com a Natureza” e “A Arte de Cultivar”, também editadas este ano, promovem igualmente uma alimentação e uma agricultura sustentáveis.